Tradutores são essenciais para ambientação dos atletas na Etapa Brasil do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

0

Evento Internacional que acontece no Praia Clube recebe atletas de 13 países

A Elite 16 é uma etapa do circuito mundial de vôlei de praia, sediada no Brasil, desta vez, no Praia Clube. O Volleyball World Pro Tour acontece dentro de cinco dias, de 9 a 13 de novembro em Uberlândia. Há classificatórias no primeiro dia e mata-mata nos seguintes. O pódio e as medalhas foram entregues no domingo (13).

O torneio conta com atletas de 20 países e quatro continentes diferentes e as duplas mais bem ranqueadas internacionalmente, por estar em um território estrangeiro no qual a língua nativa não é o inglês, o Praia Clube e o Volley World disponibilizaram mais de 30 tradutores espalhados estrategicamente para atender a todos que necessitarem, em especial as delegações das duplas.

Fabiana Knychala, coordenadora da Escola de Esporte Praia, conta que sem os tradutores não seria possível a logística dos estrangeiros quanto à alimentação, hospedagem e locais dos jogos. Perguntada sobre a forma de seleção dos tradutores, Fabiana diz que foi realizada entrevista com os candidatos para avaliar quem estava em um nível mais avançado do idioma e que possuía mais disponibilidade de horário, devido a grande demanda de dias e tempo de duração, sendo cinco dias de torneio das 8h até às 20h. A empresa contratada pelo Praia é uma escola de Inglês conceituada em Uberlândia, e cedeu voluntários para o evento.

A estudante de inglês Ana Cláudia Neres é uma das tradutoras selecionadas para estar na etapa Brasil do circuito, ela afirma que é seu primeiro evento esportivo trabalhando com o idioma, e que é uma experiência nova colocar a língua inglesa na prática com atletas vindos de todo o mundo.

Lucas Arantes, também selecionado pela escola para estar no torneio e em seu primeiro evento a trabalho, conta mais sobre como os tradutores estão disponibilizados pelo Praia Clube, divididos em grupos por setores estratégicos e por turnos, todos estão preparados para auxiliar não apenas atletas, mas qualquer um que necessite de ajuda, Lucas diz que além do inglês ele também fala um pouco de japonês, caso precise.

Os voluntários da escola de idiomas estão uniformizados com uma camisa rosa escrito “Can I help you?”, que em inglês significa “Posso te ajudar?” para que assim sejam identificados com mais facilidade pelos estrangeiros.

A estrutura do Praia Clube foi montada e pensada para acomodar todos aqueles que comparecerem ao evento, e a disponibilidade de muitos tradutores foi uma das conquistas que permitiu uma comunicação eficiente dentro de um evento de escala mundial.