Jovens do Projeto ArteMove em preparação para a vida e o trabalho

0

Formação por meio da arte e empreendedorismo acontece em Uberlândia com 120 jovens.

Uma formação de jovens com uma visão de vida e atitudes empreendedoras, impulsionada com vivências artístico-culturais para transformar sonhos em realidade. O projeto ArteMove – Cultura e Empreendedorismo foi pensado para contribuir no desenvolvimento do protagonismo juvenil, preparando os educandos para a vida e a transição entre o mundo da educação e o mundo do trabalho.

O projeto é fruto dos mais de 14 anos de parceria entre o EMCANTAR Social e o IAMAR – Instituto Alair Martins, que possuem vasta experiência quando o assunto é formação para o desenvolvimento humano. As organizações juntaram duas de suas metodologias neste projeto, que teve início em 2021, com o objetivo de expandir o impacto do eZAPe! Virtudes Empreendedoras, programa educacional do IAMAR que já formou mais de 65 mil jovens no sentido de dotá-los de uma filosofia de vida que seja funcional para sua emancipação pessoal, social e produtiva.

A tecnologia social do IAMAR é pautada na Pedagogia da Presença, com uso de exemplos através de histórias inspiradoras de vida, e no desenvolvimento de Projetos como elemento prático para transformar sonhos em realidade. O eZAPe! visa  contribuir com a formação de um jovem autônomo, solidário e capaz de inserir-se no mundo do trabalho.

Na concepção do EMCANTAR, cultivar virtudes é essencial para o desenvolvimento de uma pessoa já que elas se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. A Pedagogia do Encantamento conecta-se ao eZAPe! justamente com o fortalecimento do empreendedorismo no seu sentido mais amplo, por meio dos conceitos de equipe, protagonismo, liderança e afetividade. Não é só empreender no negócio, mas empreender na vida e a arte tem esse poder!

120 alunos vivenciam a experiência neste momento
Em 2022, aproximadamente 120 alunos estão vivenciando esta experiência em oficinas semanais de duas horas que acontecem na E.E. Lourdes de Carvalho e na Fundação CDL Uberlândia.

De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Rafael Michalichem, o trabalho é dividido em três etapas ou “atos” (para fazer referência à arte, elemento chave na educação empreendedora do ArteMove).

“No 1º ato, chamado de HABITAR O MUNDO, os alunos são convidados a pensar a sua relação com o mundo, mapeando seus valores e percebendo sua identidade. No 2º ato, chamado de CRIAR NO MUNDO, os alunos são convidados a criar um projeto que tenha efeito no mundo. É neste momento que estamos agora trabalhando com os alunos. Eles estão planejando seus projetos em equipe. Posteriormente, entraremos no 3º ato, chamado de COMPARTILHAR COM O MUNDO, quando de fato eles irão organizar a apresentação dos projetos na 2ª Feira de Empreendedorismo, que será aberta ao público e acontecerá no dia 30 de novembro na área externa do Centro Cultural de Uberlândia”, adianta Michalichem.

A gerente executiva do IAMAR, Ludmila França, acrescenta: “Somando à explanação do conteúdo dada pelo Rafael, além dos 3 ATOS, o projeto ArteMove possui outros 2 importantes momentos, que também fazem analogia à produção artística – o Prólogo, chamado de ENCONTRO DE SONHOS; e o Epílogo, chamado E VOCÊ. Estas duas etapas são fundamentais para os participantes estreitarem laços, conhecerem os sonhos e desejos individuais e refletirem sobre perspectivas, visões e planos de vida. O coletivo e sua potência para o desenvolvimento humano é trabalhado nos 3 ATOS, enquanto nestes dois momentos que abrem e fecham a trilha de conteúdos, reforçamos a individualidade e o potencial de cada pessoa para transformar sua vida. Reitero a crença de todos na organização do projeto de que a Cultura e o Empreendedorismo são capazes de mover Juventudes rumo à novas atitudes e uma visão de mundo ampliada!”.

Confira o calendário de oficinas do Projeto:
ArteMove na CDL Uberlândia: Sexta-feira das 14h às 15h45 e das 16h15 às 18h.
ArteMove na E.E. Lourdes de Carvalho: Terça-feira das 19h às 20h40. Sexta-feira das 8h40 às 10h40.

SOBRE A CIA. CULTURAL EMCANTAR – Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais.  Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em mais de duas décadas, já reuniu mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiadas em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações. Pedagogia do Encantamento: https://www.emcantar.org/pedagogiadoencantamento

SOBRE O IAMAR – Instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP e mantida pelas empresas Martins e Tribanco. Atua desde 2005 com a missão de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da Educação para o Empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental. Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras: http://virtudesqueencaminham.org.br/zape-programa/