Una promove palestra sobre empreendedorismo como estilo de vida em Uberlândia

0

Gratuito e aberto à comunidade, evento abordará técnicas para empreender no dia-a-dia; Una promove outras ações de incentivo ao empreendedorismo.

Em homenagem à Semana do Empreendedor, a Una Uberlândia – que integra o Ecossistema Ânima – vai promover, amanhã (7), às 19 horas, a palestra “Empreendedorismo como Estilo de Vida”, ministrada pelo empreendedor serial,  presidente do Business Network International e franqueado da Via Permuta em Uberaba, Araxá e Patrocínio, Julio Dario Avila Filho.

A ação, que é gratuita e aberta à comunidade, comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado no último dia 5. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados da Receita Federal, o número de pequenas empresas cresce mais a cada ano no Brasil. Em 2021, foram formalizados 3,9 milhões de novos empreendimentos, um crescimento de 19,8% em relação a 2020 e de 53,9% em relação a 2018.

O coordenador dos cursos de Gestão e Negócios da Una Uberlândia e organizador do evento, Alexandre Rodrigues de Carvalho, explica que o palestrante vai orientar tanto os novos empreendedores quanto os mais tradicionais. “A proposta é que, durante a palestra, [Júlio] Dario aborde as melhores técnicas para empreender no dia-a-dia e como tornar isso um estilo de vida”.

Em 2021, Uberlândia foi classificada entre os 30 municípios mais empreendedores do Brasil pelo Índice de Cidades Empreendedoras, pesquisa realizada pela organização Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). De acordo com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), no mesmo ano, 4.345 das 74 mil empresas constituídas em Minas Gerais foram formalizadas em Uberlândia.

Incentivo ao empreendedorismo

O levantamento do Sebrae indica que o grupo crescente no setor de pequenos negócios é de jovens na faixa etária entre 18 e 24 anos, formando 55% dos novos investidores. Esse número é explicado, em parte, por ações de incentivo ao empreendedorismo em universidades privadas. Exemplo é o Ânima Lab, uma rede de laboratórios que tem o objetivo de catalisar e fomentar oportunidades de inovação e empreendedorismo de base tecnológica nas áreas do conhecimento do Ecossistema Ânima.

Carvalho explica que, em Uberlândia, o Ânima Lab é “um espaço de inovação com tecnologia de ponta e estrutura que propicia o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo, além de incentivar a pré-aceleração de startups na cidade e na região”. Em outras palavras, trata-se de um espaço para estudantes e comunidade criarem seus projetos e desenvolverem protótipos próprios, sendo um “centro de inovação voltado à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo”.

Além do Ânima Lab, a Una Uberlândia conta com o Ânima Nest, uma competição que reúne ideias inovadoras de universitários de todo o Brasil, com mentorias, estímulo ao empreendedorismo e premiação das melhores ideias. “Os estudantes inscritos recebem mentoria de professores, executivos da organização educacional e profissionais do mercado para a criação de startups de qualquer segmento – é o caminho da Una de incentivar o empreendedorismo”, complementa Cavalho.