Aproximadamente 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados e ter uma boa qualidade de vida se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Por isso, diagnosticar rápido e adequadamente é essencial para o sucesso do tratamento. Com este propósito, acontece a campanha Setembro Dourado, que alerta famílias e profissionais de saúde sobre o tema e estimula o conhecimento sobre o câncer infantojuvenil.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Por ano, são diagnosticados cerca de 8 mil novos casos da doença, algo que representa de 1 a 3% de todos os casos de câncer do país.
Assim como em outros tipos de tumores, o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura. A informação é uma grande aliada neste cenário, como comenta a oncopediatra do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dr.ª Anna Beatriz Amaral. “Precisamos levar à população informações sobre o tema para que pais, responsáveis e profissionais de saúde consigam reconhecer possíveis sinais e sintomas de suspeição para o câncer em crianças e adolescentes. O câncer infantojuvenil precisa ser um diagnóstico diferencial e não de exclusão, lembrado sempre nas avaliações pediátricas, para que seja adequadamente triado e possibilite acesso mais rápido a tratamentos e assistência de qualidade.”
Os três tipos mais comuns de câncer entre crianças e adolescentes são as leucemias, tumores cerebrais e os linfomas. Conheça os principais sinais e sintomas em cada um deles:
Leucemia
- Sangramentos nas gengivas e hematomas que não estejam relacionados a traumas;
- Palidez progressiva e apatia/ desânimo;
- Febre prolongada sem origem definida.
Tumores Cerebrais
- Dores de cabeça acompanhadas de vômitos em jato
- Diminuição da força em braços e pernas.
Linfomas
- Ínguas na virilha, axila ou pescoço, sem motivo aparente;
- Transpiração noturna excessiva;
- Febre prolongada sem origem definida.
Sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, a oncopediatra ainda esclarece. “Os sinais e sintomas de câncer infantojuvenil são muito semelhantes aos de outras doenças comuns da infância. Ficar alerta para alguma alteração que não melhora com o tempo e procurar avaliação médica periódica é fundamental neste processo. O olhar atento para nossas crianças e jovens e a puericultura habitual bem feita podem garantir controle eficaz de diversas doenças pediátricas, inclusive do câncer”.
A atuação do Grupo Luta Pela Vida e do Hospital do Câncer na luta contra o câncer infantojuvenil
No Hospital do Câncer em Uberlândia, os pacientes oncopediátricos não passam por filas para o atendimento e são assistidos e acolhidos, juntamente com seus familiares, por uma equipe multidisciplinar de forma completa e humanizada.
Dentro da humanização do cuidado podem usufruir dos serviços da brinquedoteca, um espaço fundado pelo Grupo Luta Pela Vida, que tem como função principal servir como local lúdico e educativo enquanto aguardam para serem atendidos. Somente em 2021, na brinquedoteca, aconteceram 1.038 atendimentos à crianças e adolescentes e 220 atendimentos de apoio pedagógico.