Up Brasil realiza 1º Workshop da Diversidade LGBTQI+

0

Para promover o diálogo aberto sobre diversidade sexual e de gênero no ambiente corporativo, a UP Brasil lançou recentemente o Programa Diversidade, Equidade e Inclusão, formado por um Comitê que conta com embaixadores com real interesse em causas humanitárias, solidárias e que valorizem a diversidade. Seguindo o cronograma de trabalho, a Up Brasil promoveu o 1º workshop virtual com o tema: “Falando sobre inclusão e diversidade LGBTQIA+”. O evento contou com a participação de membros do Comitê de Diversidade, colaboradores e lideranças.

O workshop abordou a inserção de pessoas Trans no mercado de trabalho e as dificuldades que enfrentam quando a empresa não está preparada para recebê-las. Outro assunto em pauta foi como tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor, inclusivo, bem como condicionar a equipe a aprender novas formas de inclusão dessa linguagem. Os assuntos foram tratados contemplando a mulher lésbica, branca e PCD, pessoas trans, pessoas trans não binário com gênero fluido e a necessidade que existe de começar a fazer a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

O encontro foi marcado pela presença do ativista da causa LGBTQIA+, Tryanda Verenna, coordenador do projeto Transforma Eventos e membro da Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Paulo que também é palestrante, escritor, atuante no turismo por 17anos e ex-participante do 12º episódio MasterChef (2020).

Quem também marcou presença foi Furcifer Scher, não binária (gênero fluido), graduada em dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Confirmando que o Comitê é aberto e inclusivo, com pilares que norteiam diferentes nuances, como a equidade de gênero, equidade racial, gerações e Pessoas com Deficiência (PCD) e de gerações diferentes, o workshop também trouxe Nicolle Monteiro, mulher cis lésbica e Pessoa com Deficiência. Além de escritora, é formada em Artes Interdisciplinar e cursando Mídia e Tecnologia.

Os três talentos mostraram que levantam a bandeira em defesa da comunidade LGBTQIA+ por direitos e oportunidades iguais.

Tryanda Verenna disse que o passo que a UP Brasil está dando com a criação do Comitê é de extrema importância. “Empresa que se propõe a trabalhar com a inclusão e a diversidade tem que sempre estar bem representada e com pessoas ativas. É um trabalho colaborativo de todos. Por isso, a importância de atualização frequente, de reciclagem e de colocar em prática diariamente o que foi aprendido. A pessoa contratada pode ajudar também a construir essa nova história junto com a empresa”, enfatiza.

Segundo o diretor executivo de Pessoas & Performance, Governança Corporativa e Comunicação Interna, Wellington Tejada, o Comitê veio para ser ativo, ampliar o diálogo e trocar experiências. “Deixamos os colaboradores seguros para declarar abertamente sobre a orientação sexual, como também buscamos desmistificar o tema, promovendo o respeito e ambiente com oportunidades para todos. Apostamos em ações internas e workshop com colaboradores e lideranças, promovendo a educação e o engajamento para influenciar mudanças positivas dentro de “casa” para a comunidade LGBTQIA+”, afirma Tejada.

Sobre a Up Brasil
A Up Brasil foi fundada em 2016, com a fusão da multinacional francesa de gestão de benefícios Grupo Up e as regionais Plan, Policard e Vale Mais. Desde então, a Up Brasil cria e comercializa um portfólio de Benefício Corporativo com soluções de Vale-Alimentação, Vale-Refeição, Antecipação Salarial, Vale-transporte, Bem-estar, cartão Home Office, Seguro e Saúde.

Também apoia empresas de todos os portes na gestão das despesas do seu negócio, oferecendo soluções que promovem maior fidelização e satisfação dos colaboradores. No Brasil, a Up conta com 17,5 mil clientes, 2 milhões de cartões e uma ampla rede credenciada.