Erros comuns ao abrir um negócio

0
Smiling business man in eyeglasses sitting by the table in cafe with laptop computer while using smartphone and writing something

Coordenadora do curso de Administração da Pitágoras apresenta dicas para alcançar o sucesso no empreendedorismo.

Segundo dados do Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia, foram registrados mais de 212 mil novas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) até junho de 2022, número maior do que o mesmo período no ano anterior. Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros que desejam a independência financeira e, de acordo com especialistas, alguns procedimentos são necessários para aumentar as chances de sucesso nos investimentos.

Como explica a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, professora Ana Cleonice de Sá, a falta de planejamento é o principal fator que prejudica a conquista de resultados. “Essa é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer projeto”, afirma o acadêmico. “Ter clareza sobre ações e metas de curto, médio e longo prazo ajudará o empresário visualizar em que lugar ele deseja chegar”, completa.

Diferentemente do microempreendedor individual (MEI), que pode contratar apenas um funcionário e fatura até R$ 81 mil por ano, a ME pode montar uma equipe de até 19 pessoas, dependendo do segmento, e tem o limite de lucro anual de R$ 360 mil. “Permanecer na informalidade no início aparenta ser um caminho agradável para quem está começando. Porém, formalizar o negócio faz com que o público tenha confiança e encare o trabalho de forma séria e profissional”, defende a docente. A professora da Pitágoras aponta quais os principais erros de empresários de primeira viagem:

Cálculos iniciais. É preciso colocar na ponta do lápis todos os custos iniciais e capital disponível para o empreendimento para não começar mal. A burocracia faz parte do planejamento estratégico e deve prever gastos na execução de projetos.

Contabilidade. A contratação de um contador irá acelerar fluxos e evitar problemas com a legislação tributária. Centralizar atribuições representa riscos aos rumos dos negócios e uma equipe capacitada irá auxiliar no sucesso administrativo.

Transações e notas. É preciso registrar todos os valores, inclusive os menores, de transação em caixa para emissão de notas ficais. Caso não sejam emitidas corretamente, as multas podem custar de 10% a 100% do valor da nota autuada.

Dinheiro pessoal. Misturar o orçamento empresarial com a renda pessoal do empresário, além de ser um risco para os dois capitais, pode retirar a perspectiva e controle de crescimento. Separar pessoa física de pessoa jurídica é imprescindível.

Concorrência. A análise de mercado é uma etapa importante para a proposta de novas empresas. Ramos consolidados do comércio podem ser mais difíceis para competição em vendas e é necessário oferecer produtos de qualidade e ter perfil autêntico.