O espetáculo é uma homenagem do cavaquinista brasiliense a duas lendas da música. Apresentação será nesta sesta-feira (29), às 20h, em Brasília e com transmissão ao vivo pelo Youtube da Casa Thomas Jefferson
O cavaquinista brasiliense Pedro Vasconcellos retorna ao palco do CTJ Hall para homenagear dois grandes compositores e instrumentistas norte-americanos nestas Sextas Musicais: o guitarrista Pat Metheny e seu parceiro de longa data, o pianista Lyle Mays. O show Pat Metheny & Lyle Mays será nesta sexta-feira (29), às 20h, na unidade Asa Norte da Casa T
Para representar o universo dos dois compositores, Pedro Vasconcellos escolheu tocar o repertório do disco da Pat Metheny Group Speaking of Now. Lançado em 2002, o álbum contém todos os elementos da estética da banda: música sem rótulos comerciais, de grande apelo emocional, inspiradora, acessível para todos os públicos, com tratamento camerístico, em que podemos notar muita influência clássica, popular, latina e africana, além do jazz.
Além das músicas de Speaking of Now, estão presentes no show mais dois momentos representantes da parceria de Pat e Lyle: a apresentação da música First Circle e um duo entre Pedro, ao cavaquinho, e Misael Silvestre, ao piano.
Foi a partir de 2006 que Pedro se debruçou sobre a obra de Pat e Lyle e transcreveu na íntegra todo o álbum. Anos depois, as músicas foram arranjadas para sexteto. Tanto Pat Metheny quanto Lyle Mays publicaram livros de partituras ao longo dos anos, com suas composições, entrevistas e textos, mas pouco foi produzido sobre Speaking of Now. Foram raras as músicas publicadas em partitura e, quando sim, de forma bem simplificada.
Para o show Pat Metheny & Lyle Mays, Pedro Vasconcellos arregimentou um sexteto com músicos de alto gabarito profissional. São eles: Misael Silvestre (piano), Thanise Silva (flauta), Renato Galvão (bateria), Zé Krishna (guitarra, violão e voz) e Pedro Miranda (contrabaixo e voz), além do próprio Pedro (cavaquinho e direção musical).
“Podemos dizer que Speaking of Now se destaca por nos sugerir diversas paisagens, ambientes e emoções através dos sons”, aponta Pedro. “As melodias de Pat e Lyle nos trazem quase sempre uma apreciação esperançosa, brilhante e otimista. Neste álbum, a combinação desses fatores com a genial sofisticação musical nos leva a lugares incríveis”, completa.
Sobre os homenageados
Pat Metheny e Lyle Mays trabalharam em parceria desde o final dos anos 70 até 2010. Durante este tempo, se dedicaram a fazer música sem rótulos, extrapolando os limites convencionais da música norte-americana, incorporando a suas criações elementos das mais diversas estéticas musicais.
Nos 13 álbuns da banda Pat Metheny Group lançados até 2005, é possível reconhecer grande influência da música brasileira, assim como da música clássica, pop e folclórica de diversos países.
A trajetória da Pat Metheny Group é marcada pelo reconhecimento de público e acadêmico, traduzido em dezenas de prêmios, a exemplo dos 11 Grammy Awards conquistados. Somados os Grammys individuais, Pat e Lyle colecionam mais de 20 premiações, além das incontáveis indicações.
Pat Metheny, atualmente, segue se apresentando por todo o mundo, criando novos projetos, grupos e compondo para as mais diversas formações, desde violão solo a música para orquestra. Está em plena atividade aos 68 anos de idade, e ainda em 2022 virá ao Brasil para apresentar seu projeto Side-Eye ao lado de músicos em destaque da nova geração.
Lyle Mays, em seus últimos anos de vida, dedicou-se ao desenvolvimento de softwares e tecnologias para melhorar a relação do ser humano com a música e, antes de partir, compôs e gravou uma linda obra de 13 minutos, uma mini-sinfonia, inspiradora e vencedora do Grammy em 2022, na qual presta homenagem ao compositor Eberhard e protesta a favor dos valores humanos, democráticos e revolucionários.
A Casa Thomas Jefferson e as Sextas Musicais
O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. O projeto destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerado um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.
Prestigie!
Show Pat Metheny & Lyle Mays
Data: 29 de julho de 2022
Horário: 20h
Artistas: Pedro Vasconcellos Sexteto
Pedro Vasconcellos (cavaquinho e direção musical), Misael Silvestre (piano), Thanise Silva (flauta), Renato Galvão (bateria), Zé Krishna (guitarra, violão e voz) e Pedro Miranda (contrabaixo e voz)
Local: CTJ HALL- Casa Thomas Jefferson – Brasília ( com público presencial) e transmissão pelo canal da CasaThomas Jefferson no YouTube – https://bit.ly/3zlcQzM