Objetivo é contar a história de tamanduás soltos e monitorados na natureza e trazer alerta sobre as ameaças à biodiversidade; mostra conta com fotos e oficinas lúdicas para crianças aproveitarem as férias.
O Uberlândia Shopping recebe de 15 de julho a 7 de agosto, no jardim central, a exposição inédita de fotos do “Projeto TamanduASAS”, realizado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, que cadastra propriedades rurais propícias à reabilitação e soltura de animais silvestres em Minas Gerais, permitindo que os animais silvestres, em especial os tamanduás-bandeiras, sejam devolvidos ao seu ambiente natural com mais chances de adaptação e sobrevivência.
A mostra reúne cerca de 10 fotografias e ilustra o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto desde a chegada dos filhotes de tamanduás órfãos até a criação, reabilitação, os cuidados, as atividades de campo e algumas das ameaças que eles enfrentam em vida livre.
A médica veterinária, analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Juliana Magnino, afirma que repassar o conhecimento e trazer conscientização sobre a realidade dos animais silvestres na natureza é de suma importância. “Precisamos contar para as pessoas o que está acontecendo com os animais em vida livre e as ameaças à biodiversidade que, na maioria das vezes, é causada pelo homem. Nosso intuito é sensibilizar as pessoas na busca por uma mudança de atitude individual. Precisamos atingir toda comunidade e é por isto que teremos essa mostra inédita. Vai ser impossível não se apaixonar pelo tamanduá-bandeira”, afirma.
Juliana salienta ainda que o grande diferencial do projeto TamanduASAS é a sua mensagem de preservação. “Além de trabalhar com uma espécie ameaçada de extinção, buscamos alternativas de mitigar as ameaças que eles sofrem na natureza. Com o monitoramento pós-soltura dos tamanduás, conseguimos entender o que realmente está acontecendo no ambiente, que reflete em todas as espécies e na biodiversidade. O tamanduá-bandeira é a nossa espécie chave para a conservação e vai deixar a mensagem da necessidade de mudanças, que precisa começar por cada um de nós”, reforça.
Oficinas lúdicas
Além da mostra fotográfica, a TamanduASAS também contempla oficinas de origami (dobraduras em papel), livro infantil “O incrível tamanduá-bandeira” e as ilustrações para colorir feitas pelo artista Guilherme Cahu, que produziu o livro infantil autoral “A Aventura de Bernardo” e terminou o mestrado em Design na UFPE, pesquisando a relação texto-imagem em livros ilustrados.
“A responsabilidade ambiental é um de nossos principais pilares. Nos comprometemos em promover e abraçar campanhas e exposições com caráter ambiental para difundir conhecimento e promover a conscientização. Estamos muito felizes por receber essa exposição tão importante, que retrata o trabalho de profissionais que estão se esforçando para melhorar nossa biodiversidade, salvar espécies ameaçadas de extinção e diminuir os impactos causados pelo homem”, afirma o gerente de Marketing do Uberlândia Shopping, Rayan Raison.
SERVIÇO:
Exposição TamanduASAS
Período: 15 de julho a 7 de agosto – Piso 1, jardim central, próximo às Lojas Americanas
Horário de funcionamento do Shopping
Oficinas
Período: 15 a 17 de julho, 22 a 24 de julho, e 29 a 31 de julho
Local: Piso 1, próximo às Lojas Americanas
Horário: das 14h às 20h
Atividade gratuita.