Má alimentação tem impacto na saúde bucal

0
Positive human emotions. Headshot of happy emotional teenage girl with bob haircut laughing from the bottom of her heart, keeping eyes closed, showing perfect white teeth while having fun indoors

No mês do Dia Mundial da Alegria (08/07), cuidar da saúde bucal é um grande passo para ser feliz.

“A saúde começa pela boca”. Essa é uma frase citada por vários médicos, profissionais da saúde, e especialmente os dentistas, pois a maioria afirma que o cuidado com a alimentação faz toda diferença não só para o equilíbrio do organismo humano, mas também para a saúde bucal. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alegria (08/07), o Hapvida Odonto reforça os cuidados que as pessoas devem ter com os dentes e a boca.

“Ser saudável é ser feliz”, afirma a dentista do Sistema Hapvida, Suyana Carneiro. Segundo a especialista, uma das preocupações é em relação ao consumo de alimentos industrializados. “Esse tipo de dieta pode gerar muito sódio, além disso o organismo não recebe os nutrientes necessários para suprir o que nós precisamos, principalmente na nossa saúde bucal. Doces, biscoitos, chocolates,balas, chicletes, refrigerantes são extremamente ricos em açúcar.  E quando esses alimentos são ingeridos, as bactérias, que ficam na boca, transformam esse açúcar em ácido que destrói o esmalte do dente”, explica a especialista.

Segundo Suyana Carneiro, a destruição do esmalte do dente é a porta de entrada para as cáries, que levam às dores e problemas mais complexos como canais, causando desconforto na polpa dental, tecido conjuntivo frouxo que ocupa a cavidade interna do dente e é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelular.

Outros alimentos que também afetam a saúde bucal. “Bolos, massas, pães, ou seja, os carboidratos, e frutas cítricas, como limão, laranja, uva, abacaxi também podem prejudicar os dentes.

Tem que haver um equilíbrio na ingestão deles. Porque a ingestão exagerada desses alimentos causa prejuízo à saúde e, principalmente, na nossa saúde bucal”, sugere a dentista.

Há também o cuidado que se deve ter com alimentos extremamente industrializados, como chocolates, pirulitos, por exemplo, que exigem uma mastigação mais forte. Eles podem ocasionar a quebra dos dentes. “E não trazem nenhum benefício à saúde”, alerta Suyana Carneiro.

 

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de planos de saúde e odontológicos do Brasil em número de beneficiários. Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Tanto o Hapvida quanto o GNDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 66 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas.

Com a missão de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br