Planejamento Forrageiro: o que é e como fazer

0

O levantamento das principais ações que são trabalhadas na fazenda

Um passo importante para os agricultores, é primeiro entender a necessidade da sua fazenda com base na localização, clima e tipo de solo. Esses pontos são cruciais para o planejamento forrageiro.

Esse planejamento consiste no levantamento das principais ações que serão trabalhadas, para que possam atender a necessidade do rebanho e o cuidado com o solo, como:

● O que será feito: cria, recria, engorda ou ciclo completo;
● Acompanhamento da quantidade de animais durante o período de safra;
● Projetação da produção de forragem para a demanda;
● Extensão do planejamento ao todo da fazenda.

Equilibrar a produção de alimentos é um grande desafio diante da estacionalidade da produção. Por isso requer monitoramento no momento certo do início das chuvas para o plantio, escolha das melhores sementes forrageiras, ou produção de silagem como complementação, considerando o que será gasto no inverno e seca.

O preparo de pastagens:  

O processo de estudo do solo começa na coleta de amostras que vão para o laboratório, a partir disso é possível fazer o cálculo de calagem, que identifica o quanto de calcário e gesso, e adubo fosfato o solo precisa, junto ao preparo adequado da terra.

A correção adequada vai garantir nutrientes aos vegetais e trazer melhores resultados para os animais. Assegurando assim a sustentabilidade e rentabilidade da fazenda.

Quer saber mais? Entre em contato com a Prime e fale com nossos especialistas!