Se a parte inferior da perna doer após a corrida, você pode ter uma lesão na canela por pancada, uma lesão comum em corredores.
O osso da tíbia, um grande osso na parte inferior da perna, também pode ser afetado. As lesões nas canelas causam dor ao longo ou atrás da tíbia. Essa dor geralmente ocorre após a corrida ou possivelmente no dia seguinte.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a lesão na canela por pancada, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Quais são as causas da lesão na canela por pancada?
Esse problema ocorre especialmente em corredores iniciantes que podem estar treinando além de suas possibilidades ou que podem ter erros de colocação nos pés. As causas mais comuns são:
-
Pronação excessiva ou uma virada excessiva no pé durante o passo a passo.
-
Supinação excessiva.
-
Usar sapatos inapropriados.
-
Correr muito ou muito intensamente. Pode até ser por correr em superfícies duras.
-
Ter flexibilidade mínima na articulação do tornozelo.
O ortopedista especialista em pé diagnosticará perguntando como você tem usado seus músculos, que exercício você tem feito e a localização da dor.
Uma fratura por estresse é confirmada por uma radiografia, uma tomografia óssea, uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada.
Que tratamento existe?
O tratamento exato necessário depende da gravidade e da causa da lesão. Se a sua lesão for grave, você pode precisar de um período de descanso, gelo e medicamentos para reduzir a dor e o inchaço.
Você pode precisar usar muletas e evitar colocar peso na área por um curto período de tempo. Em casos mais leves, você só pode precisar evitar atividades que piorem seus sintomas.
Se houver um problema estrutural com seus pés, aparelhos ou suportes podem ser prescritos. Assim que os sintomas desaparecerem, você terá que retornar a uma rotina de caminhada muito lentamente.
A dor na parte inferior da perna pode ser leve ou intensa. A coisa mais importante para acelerar o processo de cicatrização é descansar a perna.
Os especialistas recomendam descansar completamente por pelo menos cinco dias ou mais se você ainda sentir dor. Aplique bolsas de gelo na parte inferior da perna por 15 minutos seguidos e levante a perna para reduzir o inchaço.
Enrole sua perna com uma bandagem de compressão e use novos tênis de corrida, aparelhos esportivos e palmilhas para ajudar no processo de cicatrização. Se o autotratamento não aliviar a dor, consulte um médico.
Alongamentos para melhorar a dor nas canelas
Alongamento de panturrilha
Às vezes você pode sentir o primeiro sinal da lesão nas panturrilhas. Correr pode deixar as panturrilhas rígidas, que por sua vez puxam as tibias anteriores. Este alongamento da panturrilha pode ajudar a soltar esses músculos.
-
Fique perto de uma parede, meio-fio ou degrau.
-
Com o calcanhar abaixado, levante os dedos dos pés sobre a parede ou contenha em um ângulo de 45 graus ou mais.
-
Mantenha a perna reta, com uma curva suave no joelho.
-
Adicione ou elimine a pressão inclinando-se ligeiramente para frente ou para trás. Se você estiver em uma calçada, pendure o calcanhar na borda, deixando seu peso corporal ajudar no alongamento.
-
Segure cada pé por 30 segundos.
ABC
Usar o ABC é uma maneira rápida de ajudar a esticar o pé e o tornozelo. Isso pode ser feito preventivamente ou à medida que as lesões se desenvolvem.
Eu sugiro que você faça isso de manhã. Isso faz com que a circulação seja ativada, mantém o tornozelo flexível e estica o peroneum, o músculo do lado da panturrilha que adere ao tornozelo.
-
Sente-se ou levante-se e escreva o alfabeto com o pé.
-
Use apenas o pé e o tornozelo, não toda a parte inferior da perna.
-
Depois de concluir todo o alfabeto, repita com o pé oposto.
Alongamento com faixa de resistência
Para ajudar a manter as lesões na canela afastadas, recomendo o uso de bandas de resistência em sua rotina. Este material funciona principalmente nos músculos fibulares e ajuda a desenvolver força na parte inferior da perna.
-
Coloque uma faixa de resistência ao redor de ambos os pés.
-
Então, usando um pé como âncora, vire o outro de um lado para o outro como um limpador de para-brisa.
-
Tente fazer isso 20 vezes com um pé antes de mudar para o outro.
Extensão ativa do dedo do pé
O objetivo da extensão ativa dos dedos dos pés é ajudar a fortalecer os pequenos músculos dos pés e mantê-los saudáveis. Ao trabalhar esses músculos, você está aumentando seu equilíbrio e força em seus pés, o que afeta diretamente seus tornozelos, panturrilhas e canelas.
-
Fique descalço no chão.
-
Estenda os dedos dos pés o máximo possível antes de relaxá-los.
-
Repita 10 vezes.
Gostou de saber mais sobre a lesão na canela por pancada? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!