Evento acontecerá no domingo (15/05) às 14h no Bosque John Kennedy em Araguari (MG).
O retorno das atividades culturais presenciais está sendo marcado, em Araguari, pelo projeto Bosque Te Quero Bem, idealizado pela Cia Cultural EMCANTAR com o propósito de proporcionar à população shows com artistas regionais, e promover a visitação ao Bosque John Kennedy, após sua revitalização.
A primeira apresentação aconteceu em abril e reuniu, sob as sombras de frondosas árvores, numa linda tarde de domingo, dezenas de famílias para assistirem ao show do grupo Trem das Gerais.
Agora, neste mês de maio, acontecerá uma nova apresentação do projeto. Será no dia 15 de maio, a partir das 14h, e terá como atração principal, Kayami Satomi, que, além de professor da Universidade Federal de Uberlândia, é diretor do Grupo UDI Cello Ensemble, reconhecida orquestra de violoncelos do Triângulo Mineiro, que já se apresentou em diversos e importantes festivais do Brasil e exterior.
Desta vez, Kayami Satomi vai fazer uma apresentação muito especial com repertório de violoncelo solo, e violoncelo e piano, juntamente com a pianista Grazielle Almeida.
“Vamos fazer um concerto com obras que contemplam compositores como José Siqueira, João Linhares e Villa Lobos; músicas que são referências nacionais, como Trenzinho Caipira, em homenagem à Minas, lembrando que estamos celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna, na qual Villa Lobos foi o protagonista da música. Vou apresentar também músicas que têm a ver com minha ancestralidade: sou descendente de japonês e fui criado na Paraíba. Então, realmente será um repertório muito empolgante e plural dentro das possibilidades do violoncelo”, adianta Satomi.
E para abrir o show de Kayami, haverá ainda a participação de crianças dos projetos de inclusão e transformação social através da arte, do EMCANTAR Social, juntamente com o arte-educador André Salomão.
Para o fundador e diretor da Cia Cultural EMCANTAR, Marco Aurélio Querubim, o projeto Bosque Te Quero Bem é a oportunidade de uma forte mobilização cultural neste momento de retorno das atividades presenciais e de valorização dos artistas da região. “Kayami, assim como os demais convidados, são artistas pelos quais temos grande admiração, e há muito tempo sonhávamos com a realização de uma parceira como esta”, assinala Querubim.
As próximas apresentações no Bosque acontecem em junho, dia 05 com André Salomão, e dia 26, com Luiz Salgado e Musical Otone.
‘Bosque Te Quero Bem’ é um evento gratuito e está sendo realizado pela Cia Cultural EMCANTAR, com apoio do Deputado Federal Zé Vitor (PL-MG), da Prefeitura Municipal por meio da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, e da Secretaria de Meio Ambiente. Seguindo os protocolos sanitários do município de Araguari e Estado de Minas Gerais, a organização do evento recomenda o distanciamento de 1,5m entre pessoas e o uso de máscara em casos sintomáticos, positivos, de contato com positivos e pessoas com comorbidades.
SERVIÇO:
Bosque Te Quero Bem com Kayami Satomi
Dia 15/05 (domingo) às 14h
Bosque John Kennedy – Araguari (MG)
Repertório:
S. Bach – Prelúdio
Pixinguinha – Carinhoso
Mark Summer – Julie-O
Heitor Villa-Lobos – Trenzinho do Caipira
Camille Saint-Saens – Cisne
José Siqueira – Suíte Sertaneja
Heitor Villa-Lobos – Canto do Cisne Negro
João Linhares – Coco
Joe Hisaishi – Kaze no Torimichi (O caminho do vento)
Ryuichi Sakamoto – Rain
Baden Powell – Canto de Xangô (Arr.: Uaná Barreto)
Cesar Camargo Mariano – Cristal
Sobre o realizador do evento
Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em mais de duas décadas, já reuniu mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiados em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações.