Esta já é a 21ª mostra de audiovisual realizada pelo projeto CineOLHAR, que soma mais de 800 crianças e adolescentes participantes em Uberlândia.
Somente no último ano, e apesar de todas as limitações que a pandemia trouxe, o projeto trabalhou com cerca de 100 alunos que puderam aprender sobre a sétima arte.
Influências cinematográficas, videoclipes, curtas de ficção e ainda uma série de suspense são alguns dos conteúdos que poderão ser conferidos na próxima mostra do projeto que vai de 11 a 14 de abril no canal CineOLHAR no Youtube, e que foi toda produzida por meio de oficinas online durante o ano de 2021.
De acordo com a cineasta, Aline Miguel, responsável pelo projeto, “os vídeos foram feitos com celulares pelos alunos que durante as oficinas aprenderam conceitos da narrativa cinematográfica em gêneros, como: ficção científica, suspense, drama, comédia, videoclipe e vídeo poema, e também vivenciaram técnicas de planejamento, enquadramento, produção e edição, o que fez participantes como a Keila Oriana Paiva da Moura, de 14 anos, se aventurar em papéis de roteiristas, diretores, atores e editores.
“Eu gostei de produzir o videoclipe pois eu amo atuar, porém adorei muito refletir os planos e enquadramentos, de mudar os penteados, figurinos para traduzir melhor os personagens. Antes eu só pensava em atuação e agora com o CineOLHAR descobri que gosto de roteiro e direção, ou seja, que também posso ser uma diretora, além de atriz”, conta Keila, que foi roteirista do videoclipe Camisa Cinza, do músico André Salomão, e que terá sua estreia no último dia da mostra.
Dentre os temas abordados nos vídeos, fala-se de assuntos típicos da juventude. “Com toques de humor, melancolia e criatividade, os vídeos apresentam releituras de temas presentes no dia a dia, como intolerância e violência, mas temos também histórias de terror que, dependendo do ponto de vista, são também de humor. E desse modo, revelam a oportunidade que a arte e o audiovisual oferecem para a expressão de sentimentos dessa garotada, para a escuta, a poesia, o futuro e a própria humanidade”, ressalta Aline Miguel, educadora e cineasta, proponente do projeto CineOLHAR, que é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 2018.13605.0101), com patrocínio do Instituto Algar.
Confira a programação da Mostra CineOLHAR:
Janela do ódio
Estreia 11/04 às 10h
Filme de suspense baseado na linguagem do cinema mudo com influência do estilo de Hitchcock, Janela do ódio é uma surpreendente trama cujos personagens têm destinos inesperados. Uma apologia ao mundo de hoje e seus olhares sobre a forma como vemos e lidamos com o outro e o que não nos agrada.
Sinto Muito
Estreia 11/04 às 17h
Videopoema de uma poesia autoral da aluna Ana Beatriz Oliveira da Silva Melo.
Invisibilia
Estreia 12/04 às 10h
Um grupo de amigas encontraram um pequeno pergaminho com palavras que mudarão os seus destinos. Invisibilia é um curta-metragem de ficção onde os jovens participantes do projeto colocaram sua imaginação a todo vapor.
Benjamin da Máscara Sangrenta
Estreia 12/04 às 17h
Paulo conta sobre uma lenda urbana para seu amigo Emmanuel, porém esse não acredita em nada. Será que ele ficará muito tempo sem acreditar no fantasma de Benjamin?
The book of Realities
Série de suspense dividida em 4 episódios. Nessa série os alunos criaram uma ficção do gênero suspense, com a intenção de provocar o expectador a decifrar o que está acontecendo com os personagens.
Ep. 01 A Sombra – Estreia 13/04 às 10h
Num dia normal, numa leitura normal… tudo parece ser um dia típico até uma queda de energia, ou não, será que está tudo normal?
Ep. 02 A boneca – Estreia 13/04 às 11h
Uma criança tem seus brinquedos preferidos por perto, mas será que todos são realmente brinquedos?!?
Ep. 03 A visita – Estreia 13/04 às 17h
Uma personagem recebendo uma visita inusitada de madrugada para tomar um café. O que você acha disso?
Ep. 04 O final – Estreia 13/04 às 18h
A última leitura, será que realmente terá o desfecho desse livro? Nesse episódio vamos em busca do mistério de The Book of Realities.
Quem é Ernesto?
Estreia 14/04 às 10h
Esse filme é uma continuação do filme ‘4 pessoas e um segredo’. Nessa nova sequência, o mistério lançado no primeiro filme será revelado de forma surpreendente.
O dia de sobrevivência
Estreia 14/04 às 17h
Em um tempo futurístico a humanidade se viu em tempos difíceis diante de suas atitudes egoístas, mas um grupo de jovens desafiam as regras sociais estabelecidas para mudar o rumo da história. Dia da sobrevivência vem como um ato de reflexão sobre a humanidade e suas sombras.
Videoclipe da música Camisa Cinza
Estreia 14/04 às 18h
Uma canção, o cotidiano da roupa no varal, as surpresas da vida e a poesia entre imagem e som presentes nesse videoclipe produzido pela participante do projeto CineOLHAR, Keila de Oliveira, da canção Camisa Cinza do músico e compositor André Salomão.
Sobre o Instituto Algar
Há duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar. Há 20 anos conectando pessoas às oportunidades.