Grupo Choro Prosa apresenta, nesta sexta-feira (1º), a arte de compositoras e intérpretes femininas do gênero musical popular mais antigo do Brasil.
Mulheres do Choro – choronas: compositoras e intérpretes é um projeto idealizado pelo grupo Choro Prosa para resgatar e homenagear a presença feminina no choro, um gênero musical de enorme importância para a construção da cultura brasileira. A apresentação acontecerá nesta sexta-feira (01/04), às 20h, em live transmitida ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson – https://www.youtube.com/watch?v=_GRB8T0hHXw.
Em Mulheres do Choro, serão apresentadas composições de Ademilde Fonseca, Neusa França, Tia Amélia, Rosinha de Valença, Luciana Rabelo, entre outras. O grupo Choro Prosa procura contar histórias que contextualizam esse gênero musical, seus compositores e intérpretes por meio da mescla de obras instrumentais e cantadas.
Este projeto é sustentado por três pilares. O primeiro é relembrar as mulheres que tiveram êxito em romper as barreiras impostas pela sociedade numa época e em ambientes nos quais eram discriminadas. O segundo é fortalecer o sentido de representatividade e reconhecimento, uma vez que interpretam e apresentam obras e realizações de outras mulheres. Por último, o projeto busca promover o aumento do conhecimento e das execuções das obras de compositoras, especialmente nas rodas de choro.
Sobre o grupo:
THANISE SILVA: flautista, arranjadora e compositora. Professora na Escola de Música de Brasília, com formação em flauta e arranjo. Graduou-se na Universidade de Brasília onde, atualmente, cursa o mestrado.
JUÇARA DANTAS: violonista paraense, foi aluna do curso de Violão Clássico do Conservatório Carlos Gomes em Belém, onde se formou em 2011.
MARIANA SARDINHA: cavaquinista, bandolinista é graduanda em licenciatura em Música pela Universidade de Brasília. Aos onze anos de idade, ingressou na Escola de Música de Brasília, onde concluiu o curso básico de guitarra e, mais tarde, o técnico em bandolim.
JESSICA CARVALHO: pandeirista, rabequeira e cavaquinista, é uma entusiasta da cultura popular e das rodas de choro brasilienses.
ALESSANDRA TERRIBILI: vocalista, cantora e compositora, lançou dois EPs autorais e quatro singles, todos disponíveis nas plataformas digitais.
Sobre as Sextas Musicais:
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.
Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.
Serviço
Sextas Musicais
Mulheres do Choro
Data: Sexta-feira, 1º de abril
Horário: 20 horas
https://www.youtube.com/watch?v=_GRB8T0hHXw.