O Hospital Santa Clara, ao longo dos seus 73 anos de existência em Uberlândia (MG), visa garantir bom atendimento à população com especialistas muito bem capacitados e alta tecnologia para excelência e qualidade no cuidado com seus pacientes. Com isso, o hospital acaba de receber uma das mais importantes certificações na área da saúde, a acreditação internacional Qmentum.
Dra. Daniela Falqueto, Diretora Técnica do hospital, afirma que estar entre os melhores hospitais é o reconhecimento de anos de trabalho e serviços prestados. “O Santa Clara foi o primeiro hospital de Uberlândia e região a conseguir a certificação e agora o primeiro a ser recertificado demonstrando e reforçando sua qualidade e segurança assistencial a nível internacional. Com isso, nossos clientes podem ter certeza que o Hospital Santa Clara presta uma assistência de excelência prezando por um cuidado centrado no paciente. Praticamos uma medicina dentro dos mais altos padrões de qualidade, com práticas seguras, processos eficientes e, claro, com nosso grande diferencial: acolhimento e calor humano”, ressalta a doutora.
De acordo com o Diretor Administrativo do Hospital, Dr. Luiz Alessandro de Moraes, a recertificação internacional veio a confirmar que o Santa Clara é um hospital sempre voltado para entregar o melhor serviço em qualidade e segurança para o paciente. “Essa certificação corrobora a primeira que veio em 2018. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Nós sempre trabalhamos visando uma melhoria contínua das equipes. Dedicamos muito aos treinamentos, aprendizagem e a recertificação vem confirmar isso. Estamos sempre evoluindo, apesar dos percalços que tivemos nos últimos dois anos, proporcionados pela pandemia. Todos sabem que houve uma demanda exagerada pelos hospitais, isso causou muitas dificuldades internas e essa recertificação veio a nos premiar. Mesmo com essas intercorrências nós conseguimos conquistar e progredir nesse período. Esse título demonstra aos médicos, clientes e à população como um todo, que somos um Hospital que prioriza sempre o atendimento de qualidade e a segurança do paciente. Deixando-os mais tranquilos de que podem contar com o serviço de uma instituição segura, o que também é vantajoso para os médicos. É algo que deixa o doutor mais seguro de que está numa empresa com alta confiabilidade. É um prêmio para toda a equipe do Hospital Santa Clara, todos se empenharam ao máximo para conseguir essa conquista”, afirma Dr. Luiz Alessandro.
A Gerente de Enfermagem, Angelita Reis afirma que durante as audições estava confiante. “Apesar de todos os obstáculos que vivemos nestes dois últimos anos estivemos trabalhando em prol da segurança do nosso cliente e da melhor experiência que pudemos proporcionar. Temos como norte a segurança do paciente, as melhores práticas assistenciais, comunicação assertiva, interação entre a equipe multidisciplinar pautada na individualização do cuidado e a criação de uma boa experiência para o cliente que aqui atendemos, pois cada pessoa é um ser único e assim deve ser tratado. Atender a normas e rotinas institucionais é um quesito que também faz parte deste processo. As auditorias foram muito educativas e cheias de novos desafios a serem superados. Estávamos preparados para o processo da recertificação e cientes que não existe processo 100%”, afirma Angelita.
Para a gerente de qualidade, Irineia Marques Gutierrez, as dificuldades da pandemia demandaram mudanças e adaptações em vários processos hospitalares. “Os requisitos foram de demonstramos que mantivemos os processos com boas práticas assistenciais e governança com padrão de segurança e qualidade e melhoria contínua”, diz Irineia.
O hospital passou por uma série de auditorias com padrões internacionais, o que demonstra que a equipe está altamente preparada para o atendimento de qualidade. O cliente do hospital tem um dos melhores atendimentos do Brasil. As auditorias acontecem a cada 2 ou 3 meses e são observadas toda a documentação do hospital, e também como são realizados os atendimentos e todos os processos dentro da unidade hospitalar, conversando com pacientes, familiares e colaboradores. Para conseguir a recertificação é preciso atingir acima de 70% dos requisitos necessários.