Além do acesso gratuito ao Balé Bolshoi, projeto arrecadou uma tonelada de alimentos.
O projeto Start Cultural, que busca popularizar o acesso à cultura em Uberlândia, trouxe no último fim de semana, dias 19 e 20 de março, duas apresentações do espetáculo Gala Bolshoi. Cerca de 1500 espectadores que lotaram o Teatro Municipal de Uberlândia puderam ver, não só o Ballet Bolshoi, mas, também, duas companhias de dança da cidade: a Cia de Dança Bittencourt e Berg Cia de Dança.
O público aplaudiu de pé as duas sessões da escola do ballet mais renomado do mundo. As apresentações feitas por jovens bailarinos encantou as pessoas da plateia com a técnica perfeita e figurinos glamourosos.
“Foi a apresentação mais linda que vi na minha vida. Estou impactada com esse espetáculo em nossa cidade. Lindo! Foi perfeito em cada detalhe. Trabalho de gente muito grande”, disse Raquel Garcia, que saiu do teatro emocionada na apresentação de sábado, dia 19.
Os ingressos para o espetáculo, foram retirados através da doação de um quilo de alimento não perecível na loja Unishop da Avenida Rondon Pacheco. Ao todo, foram arrecadadas uma tonelada de alimentos que foram doados à instituições beneficentes de Uberlândia.
Kender Lima, gerente da Unishop, afirma que a arrecadação na loja foi um sucesso. “O movimento de arrecadação teve boa intenção, pois o objetivo é ajudar as pessoas carentes”, conta Lima.
Apoio a entidades carentes da cidade
Libia Alvim, que faz parte da coordenação da Rede Solidária Era de Luz, afirma que a iniciativa foi fantástica, pois foi um evento cultural que trabalhou a imaginação e a solidariedade. “Projetos como esse, nos ajudam a criar exemplos para nossas crianças e adolescentes que se espelham nesse tipo de arte. Além de nos ajudar a ampliar a rede de apoio para a Rede Solidária e outros projetos sociais”, acrescenta.
A Rede Solidária é uma das quatro instituições que receberam as doações arrecadas no Start Cultural. Ela já existe há três anos e ajuda cerca de 370 famílias com cestas básicas mensais. Segundo Libia Alvim, a pandemia dificultou muito a ampliação e manutenção de diversos trabalhos solidário. “Essas ações, como o Start Cultural, ajudam a impulsionar a solidariedade, principalmente agora. Além disso, encontrar outras instituições que têm o mesmo objetivo, é muito importante para ajudar o próximo”, conclui.
Além da Rede Solidária Era de Luz, as instituições Fale, Missão Huios e a Ong Bela Aquarela foram beneficiados com os alimentos arrecadados.
“Ficamos muito felizes em saber que o projeto contribuiu para a manutenção dessas entidades beneficentes de Uberlândia. Levamos um pouco de alimento para a alma, com as atividades culturais e contribuímos para o alimento do corpo de famílias carentes. Cumprimos com o objetivo do projeto”, disse Marcos Pergher, diretor de marketing e vice-presidente da Start, incentivadora do Projeto.
Uma semana voltada para a dança
O projeto Start Cultural disponibilizou, na sexta-feira (18), oficinas de dança com professores do Ballet Bolshoi. Essas oficinas contaram com a participação de 21 bailarinos da cidade e da região, que tiveram a oportunidade de fazer uma aula de uma hora e meia com os professores e bailarinos Bárbara e Murilo. Eles, carinhosamente, fizeram correções de posturas e deram dicas valiosas para os alunos.
Além disso, aconteceu na escola Professor José Ignácio de Souza, a palestra gratuita ‘Dançaterapia como caminho para o alívio do estresse e ansiedade’. A palestra foi apresentada pela bailarina e psicóloga Pércia Nunes de Oliveira, que promoveu uma vivência prática com 26 alunos da escola. Eles puderam experimentar os benefícios da dança para uma vida mais saudável.
Um espetáculo único
O Espetáculo Gala Bolshoi, apresentado pelos bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, reuniu trechos de renomados ballets de repertório. As coreografias, com características distintas, fazem com que o espetáculo valorize o dinamismo, a emoção e o talento de cada bailarino. No repertório, solos e duetos de obras consagradas, como Don Quixote, Esmeraldo, Chamas de Paris, além de dança contemporânea.
Para os organizadores do projeto Start Cultural, devido ao grande sucesso dessa primeira edição, os preparativos para a segunda edição, que deve acontecer em 2023, já começaram. “O que fomenta o projeto é criar mais acesso à cultura para a população de Uberlândia”, conclui Antônia Nunnes, proponente do Projeto.