No dia mundial do livro infantojuvenil (02/04), coletânea de contos baseados em narrativas clássicas de Andersen, adaptadas à realidade brasileira, será lançada junto com programação gratuita de contação de histórias e aulas de escrita.
Aline Caixeta, prosadora graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) e pós-graduada em ‘Formação de Escritores’ e ‘Literatura para Crianças e Jovens’ pelo Instituto Vera Cruz (SP), vai lançar seu sétimo livro no próximo dia 02 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Livro Infantojuvenil e aniversário de Hans Christian Andersen, célebre escritor de contos, como: “A pequena sereia”, “O patinho feio”, “A pequena vendedora de fósforos” e outras histórias maravilhosas.
‘O pequeno vendedor de chicletes: e outros contos sem fadas’ de Aline Caixeta é uma coletânea de sete contos baseados em narrativas clássicas de Andersen, porém adaptadas à realidade contemporânea brasileira.
“Ao contrário da maioria das adaptações, a ideia deste livro é a de criar novas histórias, com novos personagens, que estabeleçam um diálogo com aqueles que lhes serviram de inspiração, trazendo à tona questões sociais relevantes, capazes de suscitar reflexões”, explica a escritora.
Dentre os temas abordados no livro, fala-se de desigualdade social, preconceitos e o sofrimento humano, mas também de esperança, imaginação, amizade, empatia e a humanidade compartilhada. “A importância da abordagem de temáticas polêmicas se justifica pela necessidade de se apresentar problemáticas sociais aos jovens leitores, de uma forma não traumatizante, alcançada por meio da experiência artística. É importante ressaltar que o livro possui uma proposta de fidelidade aos textos-base de Andersen, e que o autor foi um grande mestre na denúncia do sofrimento humano. Desse modo, espero que as adaptações também estimulem o interesse pela leitura dos contos originais”, diz Caixeta.
Ilustrações contam com trabalho de Lelis, premiado internacionalmente
O livro possui 144 páginas ilustradas pelo artista internacionalmente premiado Lelis, que, assim como Caixeta, também é mineiro. O ilustrador já recebeu diversos prêmios em festivais e exposições de reconhecimento nacional e internacional, e ilustrou mais de 100 livros e quadrinhos, além de produzir aquarelas diariamente para o jornal Estado de Minas.
Confira a programação de lançamento que conta com aulas de escrita e contação de histórias:
02 de abril – Lançamento da playlist Contos sem fadas. Até o dia 08 de abril, serão postados sete vídeos, sempre às 10h no canal Recanto da Prosa no YouTube, com contação de histórias baseadas nos contos do livro.
16 de abril – Lançamento oficial do livro, ao vivo no canal Recanto da Prosa no YouTube, às 10h. Nesse dia, será apresentado um pouco mais sobre o autor que inspirou os contos, a história de construção do livro, adaptações, recontos, etc. Cerca de 200 exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente para instituições culturais e educacionais, no intuito de colaborar para a democratização do acesso à arte e para a difusão da produção ficcional contemporânea. Os demais exemplares serão comercializados a preço de custo, abaixo do valor de mercado, na loja do blog Recanto da Prosa (recantodaprosa.com).
18 de abril – Lançamento da playlist Como escrever para crianças e jovens. Até o dia 23 de abril, serão postados seis vídeos, sempre às 18h no canal Recanto da Prosa no Youtube, com aulas gratuitas de escrita e proposição de exercícios para interessados em escrever ficção infantojuvenil.
‘O pequeno vendedor de chicletes: e outros contos sem fadas’ é um projeto incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia/MG.