Recentemente a atriz e influencer Flávia Pavanelli surpreendeu a todos com a decisão de reverter o preenchimento labial. Outras celebridades internacionais já estão aderindo ao procedimento. A própria Kylie Jenner, uma das principais responsáveis por popularizar o preenchimento labial também já retirou o preenchimento e está com um look mais natural.
Em dezembro de 2021, a comediante Amy Schumer compartilhou uma selfie com seu preenchimento facial dissolvido com uma legenda dizendo: “Eu tentei fazer preenchimentos. Graças a Deus você pode dissolvê-los. Eu parecia a Malévola.”
O médico especializado em estética e bem-estar Dr. Pedro Mancini explica sobre a reversão do procedimento: “a remoção do preenchimento é feita com a hialuronidase, uma enzima que quebra as cadeias do ácido hialurônico e faz com que o preenchimento seja derretido. Essa é a grande maravilha do uso do ácido hialurônico como preenchimento facial, porque é reversível, então se você não gostou do resultado ele pode ser facilmente revertido”.
Essa onda de reversões de procedimentos cosméticos levou muitos a se perguntarem: a era do preenchimento facial está chegando ao fim? Seria uma nova tendência de beleza? De acordo Dr. Pedro Mancini o fim está longe de acontecer “eu não acredito que seja uma tendência a retirada do preenchimento porque nós estamos na crista da onda dos injetáveis. Temos hoje preenchedores, bioestimuladores e toxinas que estão revolucionando o mercado do visagismo e que inclusive tem cada vez mais diminuído a busca por cirurgias plásticas.”
O especialista aponta para outras possíveis razões pelas quais tantos estão tendo seu preenchimento dissolvido: “O que geralmente leva as pessoas a querer reverter é a ansiedade de fazer o procedimento e acabar colocando mais do que necessita. E então fica naquela linha tênue entre o que o paciente quer e o que médico recomenda. O desejo do paciente tem que ser levado em conta, obviamente, mas o conhecimento técnico sobre o procedimento deve prevalecer. “
Sobre a insatisfação das pessoas com o preenchimento Dr. Pedro Mancini aponta: “A questão de insatisfação é complicada, porque estamos trabalhando com estética e bem estar, então a pessoa chega bem e tem que sair melhor. Nós lidamos com expectativas e ilusões do que poderia ser o preenchimento labial. Às vezes a cliente chega mostrando a foto de uma famosa, ou querendo comprar mais seringas do que precisa e não é assim que funciona.”
Dr. Pedro Mancini revela que muitos pacientes chegam ao seu consultório depois de receber resultados decepcionantes de profissionais inexperientes em outras clínicas: “Já atendi muitos pacientes para retirada de preenchimento por técnica inadequada do profissional anterior, em que a olheira ficou com bolsa, a mandíbula ficou torta, o lábio ficou com aspecto de salsicha. Por isso é sempre bom procurar um profissional qualificado, com um bom senso estético, e que tenha conhecimento técnico pra falar quando não vai ficar bom.’’
Sobre o caso Flávia Pavanelli Mancini alega: “No caso da Flávia ela acabou tirando porque deu bolinhas, provavelmente foi uma escolha inadequada do preenchedor ou de técnica de deposição, mas o que nós não podemos fazer é demonizar o preenchimento labial, porque existem várias direções de trabalho, e quando bem indicado o ácido hialurônico tem resultados incríveis, então tem como fazer de forma natural, e que fique bonito e sutil. “