Ressignificado pelo Projeto Ocupa Arena, toda a população de Uberlândia pode agora desfrutar de um mobiliário urbano repleto de arte.
A arena da Praça Sérgio Pacheco está completamente ressignificada. No último final de semana, Does, Dninja, Ton, Dequete e Geleia, artistas consagrados no graffiti deram ao espaço público um colorido em letras nos estilos 3D e Wildstyle, grafitaram elementos abstratos e figurativos, e personagens na face interna da concha acústica do teatro. A iniciativa foi uma forma de presentear a cidade com uma gigantesca intervenção em graffiti. O mural de 56 m² soma-se a pintura do piso da arena, alcançando incríveis 200 m² de pintura. O concreto, além de ganhar alegria e a assinatura de artistas talentosos, também passa a ser um espaço instagramável, ou seja, que pode ser apreciado pela população, despertando o desejo das pessoas em fotografar. Por três dias, os artistas se apoderaram do espaço eternizando seus talentos e ao mesmo tempo renovando um espaço que passava despercebido pelo público.
A ação, desenvolvida com o apoio da Brasal, que patrocinou o translado dos artistas, sprays e custeou todo suporte dos participantes no local da atividade, foi norteada sob o briefing “Movimento Urbano, Lazer e Bem-estar”. E surge como convite para que a população e os mais diversos grupos artísticos façam uso deste espaço para ensaios, treinos e apresentações culturais.
A escritora e produtora cultura Débora Costa, idealizadora da ação, disse que a intervenção foi um sucesso visto que o objetivo principal era reconectar as pessoas com o espaço. “Foi mágico ver crianças ansiosas para correr na arena colorida, junto a um numeroso grupo de adultos brincando e redescobrindo a acústica proporcionada pela concha. Além disso, tem sido incrível ver pessoas dos mais distintos nichos se mobilizando para ir conhecer e fotografar o espaço. Por meio da intervenção com graffiti conseguimos estabelecer novos diálogos com o espaço urbano e assim permitir que novas cartografias afetivas sejam construídas nesse espaço que é de todos”, conclui.
Segundo Sebastião Longuinho, diretor da Brasal Incorporações, a empresa participa de diversas intervenções de gentileza urbana. “Temos esse tipo de ação em outras praças em que atuamos e essa primeira participação dessa natureza em Uberlândia. Temos esse compromisso de ajudar a cuidar da cidade, ou seja, adotar alguns espaços. Ficamos muito felizes por contribuir com esse projeto e ver que o resultado é uma verdadeira obra de arte. Ficou muito bonito o trabalho dos artistas. O espaço ganhou notoriedade”, disse.