Alguns usuários do WhatsApp no Iphone relataram ter passado por problemas ao tentar acessar o aplicativo nesta terça-feira (14). Segundo o site Downdetector, que reúne queixas de diversos serviços e aplicativos, houve um aumento no número de reclamações relativos ao uso da plataforma.
De acordo com notícia publicada no site do G1, ao longo da terça-feira, houve um aumento no número de informações sobre erros envolvendo a utilização do aplicativo nos dispositivos móveis iOS. Por volta das 20h40, houve um pico de 106 notificações de problemas de acesso ao WhatsApp. As reclamações ocorreram por meio dos telefones celulares da Apple. Até o momento desta publicação, não houve uma explicação oficial por parte da empresa sobre a origem do problema.
Embora seja um problema pontual, os bugs que interromperam o acesso ao aplicativo ocorrem cerca de dois meses após uma queda generalizada dos sistemas que pertencem à Meta (WhatsApp, Facebook e Instagram). Na ocasião, a justificativa foi de uma falha na mudança no servidor que coordena o tráfego entre centros de dados.
Como ocorreu a queda do WhatsApp
Em outubro deste ano, houve uma queda simultânea dos serviços WhatsApp, Facebook e Instagram. O problema afetou milhões de pessoas em todo o mundo por cerca de seis horas. De acordo com a administradora da plataforma, essa falha foi gerada por um problema no servidor central que interrompeu o funcionamento do sistema como um todo, como uma espécie de “efeito cascata”.
Após a decorrência do problema, a administradora do sistema lançou uma nota pedindo desculpas pelo “apagão”. De acordo com reportagem do site G1, a empresa disse que o problema ocorreu em função de uma “manutenção corriqueira”. Ainda segundo a reportagem, a origem do problema aconteceu quando o time de infraestrutura do Facebook emitiu um comando para avaliar a disponibilidade da capacidade da rede da empresa. Por acidente, isso acabou derrubando todas as conexões por um excesso de demanda.
Como aconteceu a parada
Em termos técnicos, esse erro na operação acabou retirando os sites da empresa da rota do chamado Border Gateway Protocol (BGP). O BGP é um mecanismo que decide qual rota a rede deve pegar para que a informação chegue corretamente. Assim, é como se os “GPS” desses sites não conseguisse localizar os caminhos que levam os usuários para as suas páginas.
No dia em que o site caiu do ar, o site Downdetector, registrou quase 70 mil reclamações, somadas as três plataformas: Facebook, Instagram e WhatsApp.
Para o WhatsApp, foram registradas aproximadamente 40 mil queixas relacionadas à utilização da plataforma. No caso do Instagram, foram cerca de 10 mil, e para para o Facebook, 5 mil.
Como funciona o site Downdetector
O site Downdetector serve para coletar informações em tempo real sobre uma série de serviços. Através de uma análise destes dados em tempo real, esse sistema é capaz de determinar automaticamente falhas e interrupções de serviço ainda em estágio inicial. Ou seja, é uma ferramenta que funciona somente a partir da participação de seus usuários.