Além dos espetáculos, oficinas gratuitas voltadas para as artes cênicas também farão parte da programação.
Depois de ser cancelado em março de 2020, literalmente nas vésperas de acontecer, devido à pandemia de Covid-19, o projeto Rotas será realizado virtualmente com recursos da Lei Aldir Blanc, entre os dias 13 e 17 de dezembro deste ano.
Os grupos teatrais mineiros, Grupontapé (Uberlândia), Trupe de Truões (Uberlândia), Grupo In-Cena (Teófilo Otoni) e Teatro da Pedra (São João del Rei), estarão juntos, com seus respectivos espetáculos, na programação gratuita, que será exibida no canal da Balaio do Cerrado no YouTube.
O projeto
O Rotas é a união de núcleos teatrais mineiros fundamentada no mútuo apoio, a fim de realizar ações de compartilhamento que valorizem o teatro produzido fora dos grandes centros.
Segundo explica o proponente, Rubem dos Reis, inicialmente, o projeto é formado por quatro polos de produção e conhecimento organizados como grupos profissionais de teatro sediados em cidades do interior de Minas Gerais, que desenvolvem trabalhos artísticos e formativos com continuidade e relevância para as comunidades que estão inseridos, além de manterem espaços culturais em suas cidades-sede com programações artísticas de qualidade.
“O objetivo é que essa iniciativa de compartilhamento auxilie na prospecção de caminhos e oportunidades que garantam o reconhecimento e sustentabilidade dos núcleos fundadores e de outros que deverão se integrar ao coletivo futuramente”, explica o produtor.
Apoio
O projeto foi aprovado no edital estadual da lei Aldir Blanc com proponência de Rubem dos Reis.
Os vídeos dos espetáculos ficarão disponíveis ao público durante um mês, já os da outras atividades permanentemente.
Oficinas
Rubem dos Reis informa que, além dos espetáculos, que totalizarão quatro, serão realizadas três “oficinas encontro” com renomados diretores de teatro e um café da manhã virtual de encerramento do evento.
Os ministrantes das oficinas serão Kil Abreu, Márcio Abreu e Abílio Tavares. “A roda conversa será com os três oficineiros e terá dois mediadores: Narciso Telles e Felipe Amado. ”, confirma Rubem dos Reis.
As oficinas também serão exibidas no canal da produtora Balaio do Cerrado no YouTube, sem necessidade de inscrição.
Segundo o produtor, será um momento de troca de experiências e um brinde ao público com espetáculos de quatro grupos atuantes em Minas Gerais.
Serviço:
O quê: Projeto Rotas
Onde: Canal Produtora Balaio do Cerrado no YouTube
Quando: 13 a 17 de dezembro de 2021
Programação
Dia 13/12/21
12 horas – Zapato Busca Sapato – Trupe De Truões
Dia 14/12/21
12 horas: Tempo de Águas – Grupontapé
19h30 às 21h30 – Oficina Encontro: Márcio Abreu
Tema: Processos Criativos e Modos de Produção
Dia 15/12/21
12 horas: Uma História sem Pé nem Cabeça – Grupo In-Cena
19h30 às 21h30 – Oficina Encontro: Kil Abreu
Tema: Um Diálogo com Artistas
Dia 16/12/21
12 horas: Teatro da Pedra – Caetanear
19h30 às 21h30 – Oficina Encontro: Abílio Tavares
Tema: Estímulo ao Teatro no Interior: Três Experiências Pessoais.
Dia 17/12/21
08h30: Roda de Conversa – Café Virtual – 2022
Tema: E o teatro foi para além do palco. Perspectivas para o Teatro de Grupo em 2022 – Criação Artística e Sustentabilidade – Mediação Felipe Amado e Narciso Telles.
Sobre as oficinas
Oficina Encontro com Márcio Abreu
Tema: Processos criativos e modos de produção
Um encontro para compartilhar experiências e modos de existência coletiva no campo das artes presenciais e vivas. Incluindo suas criações, com Companhia Brasileira de Teatro e com o Grupo Galpão, o diretor e dramaturgo Márcio Abreu propõe um diálogo no qual busca revelar aspectos dos seus processos criativos no que diz respeito a indissociabilidade entre a dramaturgia e a encenação, modos de produção, interações entre artistas e pensadores de áreas distintas, relações com o público e construção de trajetórias em perspectiva com o tempo. Encontro indicado para artistas, estudantes e demais interessados.
Oficina Encontro com Kil Abreu
Tema: Crítica e curadoria: um diálogo com artistas
Neste encontro, serão apresentados alguns elementos básicos da crítica e curadoria teatral, que ajudam a compreender a leitura de espetáculos e a organização de programações. Mas, sobretudo, será fomentado um diálogo que possa servir a reflexão sobre os dois campos do fazer: o da crítica/curadoria e o da criação artística no teatro. Para isso, serão iluminados alguns impasses que estão presentes na cena contemporânea – das questões de representação (políticas da cena) aos seus desdobramentos estéticos (políticas da forma). O encontro é indicado a todos e todas artistas e interessados nas relações entre criação e apreciação da obra teatral.
Oficina Encontro com Abílio Tavares
Tema: Estímulo ao teatro no interior: três experiências pessoais
Serão compartilhadas três experiências significativas vivenciadas pelo o ator e diretor Abílio Tavares abordando questões que poderão contribuir e inspirar outros grupos do interior na sua própria trajetória.
Abílio Tavares é diretor teatral, ator, pesquisador, professor universitário e gestor cultural. O profissional tem graduação, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo–ECA/USP. Ganhou o Prêmio Tese Destaque USP 2013, pela pesquisa de doutorado orientada por Jacó Guinsburg, com quem também organizou sete volumes da obra de Anatal Rosenfeld, publicados pela Editora Perspectiva.