Workshops estimulam escrita criativa de crianças e adolescentes

0

Em breve, trabalho social resultará no segundo disco do projeto Dedo de Verso.

Depois do surpreendente lançamento de um disco com canções e poemas criados por crianças e adolescentes do projeto social Dedo de Verso durante a pandemia, vem mais novidade pela frente.

Um novo disco será lançado em 2022, como mais um fruto deste trabalho em que os participantes são estimulados a criar canções e poemas em brincadeiras coletivas com a poesia da voz.

Segundo o arte-educador do projeto, Rafael Michalichem, os alunos estão ingressando agora nos workshops após um longo trabalho de criação literária.

“Acabaram de acontecer os primeiros workshops com a escritora, Cleusa Bernardes, e avançamos muito nas escritas coletivas a partir deste contato com ela. Foi bastante inspirador e somou ao desejo de prosseguimento com o projeto, ao ver os alunos se reconhecerem nas produções e também pela qualidade musical atingida no primeiro disco”, comenta Michalichem.

Na sequência, os alunos participarão de workshops com o músico e diretor do projeto, Enzo Banzo, nos quais vivenciarão a transformação da poesia em canção. Depois, é seguir para o estúdio de gravação e aguardar o resultado.

“O primeiro disco Dedo de Verso é um álbum feito por criança, para criança, cantado para a moçada, cheio de imagens, curiosidades, divertido e ao mesmo tempo reflexivo. Algumas canções revelam-se um importante retrato de como os participantes sentiram os impactos da pandemia em suas vidas. A expectativa agora é de entregar para o mundo um trabalho tão gostoso de se ouvir quanto o primeiro, com a cara dos participantes”, adianta Enzo Banzo.

“O projeto tem representado a minha paixão por escrita, os professores me ajudaram muito na elaboração dos textos e das rimas. Vivenciar o Dedo de Verso tem sido incrível. É motivador conviver com pessoas que têm pensamentos diferentes dos meus. Gosto muito de escrever versos de poemas cantados e de realizar todas as atividades em conjunto com as outras pessoas”, destaca Evelyn Araújo, participante das duas edições do projeto.

 

Disponível gratuitamente: @dedodeverso

Para conhecer e ouvir o primeiro disco “Dedo de Verso”, já lançado neste ano, basta acessar as plataformas de streaming (Spotify, Deezer, iTunes, Amazon e Youtube).

O álbum está disponível em todas elas e tem 20 canções e poemas infantis compostos coletivamente em oficinas remotas por 127 crianças do Triângulo Mineiro, em plena pandemia.

As ações do projeto “Dedo de Verso” são viabilizadas pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Programa Transforma e patrocínio do Instituto Algar.

“Dedo de Verso” teve sua primeira edição em 2017, sendo retomado em 2020.

Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCF00OTi3qspCb_OOV3FPWKg

 

Sobre o Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e voluntariado. Instituto Algar – conectando pessoas às oportunidades.