Hospedagem domiciliar, creche e pet sitter proporcionam renda complementar para muitas famílias
Os aplicativos de serviços são capazes de tornar as diversas demandas da vida moderna muito mais simples. Isso porque a praticidade, a conveniência e a comodidade são necessidades atendidas plenamente pelas plataformas de marketplace. Neste novo cenário, também estão inseridas as diversas oportunidades de trabalho e renda complementar, pois o cliente contrata o profissional e este passa a ter uma ocupação rentável e até mesmo lucrativa.
Desta maneira, muitos podem encontrar uma saída para aumentar seus ganhos financeiros diante da crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19. Pois, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada no mês passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13,7 milhões de pessoas estão em busca de um trabalho no país.
No segmento de serviços para animais de estimação, que a cada dia ganha mais destaque no mercado brasileiro, as soluções de hospedagem domiciliar, pet sitter e creche, são bem atrativas. Com um faturamento de R$ 40,8 bilhões em 2020, calculado pelo Instituto Pet Brasil, o setor pet no Brasil está no top 3 do ranking mundial dos principais mercados pet do mundo, junto com os Estados Unidos (1º) e a China (3º).
Devido à retomada das atividades, muitos pais e mães de pets precisam se ausentar, seja por questões de trabalho, viagem, férias, lazer ou qualquer outro motivo, e não querem deixar o animal de estimação sozinho. Por isso, alguns serviços vêm para facilitar ainda mais o retorno à rotina fora de casa, principalmente em períodos sazonais com as festas de fim de ano e férias escolares.
Ser um cuidador de pet nada mais é do que ter a companhia dos bichinhos, podendo oferecer todo o carinho, respeito e amor que cães e gatos merecem e ainda ser remunerado por isso. Nesta atividade é muito importante acompanhar o comportamento do pet e buscar entender suas necessidades de acordo com o estilo de vida que cada um já possui. Além de alimentar, dar remédios (caso seja um pedido do tutor sob orientação do médico veterinário), brincar com o pet e levá-lo para passear, ajudam a aproveitar os melhores momentos deste trabalho.
Os heróis (cuidadores) da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, tem a missão de facilitar a vida de pais e mães de pets. Atualmente, a plataforma conta com mais de 1,6 milhão de pets cadastrados, residentes em mais de 750 cidades do Brasil. Em média, são mais de 10 mil serviços oferecidos por mês, que garantem solução para os pais e mães de pets que precisam cuidar do bem-estar do seu animal de estimação, principalmente em ocasiões que precisam se ausentar.
“Temos mais de 30 mil heróis cadastrados que trabalham diariamente, por meio da plataforma, e estão felizes com os resultados. Podemos dizer ainda que essa prestação de serviços garante parte da renda de muitas famílias atualmente”, declara Isabella Albuquerque, gerente de operações da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina.
Cada herói cadastrado para prestar serviço pela plataforma tem um perfil exclusivo, com suas informações, fotos dos pets que cuidou e avaliações de outros clientes. Durante o serviço, os cuidadores enviam fotos e vídeos para que o cliente possa acompanhar a estadia e o atendimento ao seu pet.
Creche – Para passar o dia. O pet fica durante o dia na casa de um herói e recebe todo o cuidado, carinho e atenção. O serviço é a solução para que o pai ou mãe de pet trabalhe com preocupação, sabendo que o animal de estimação está em boas mãos. Brincando o dia todo, o pet gasta energia e fica tranquilo. A creche para pets é o melhor lugar para fazer novos amigos. Até quem pensa que o cãozinho é antissocial se surpreende. O preço do serviço de creche também varia de acordo com cada anfitrião, mas o valor médio é de R﹩ 35 por dia.
Pet sitter – O herói DogHero realiza visitas ao pet, com duração de uma hora, para cuidar do animal de estimação. Seja o pet um cãozinho caseiro ou um gatinho dorminhoco, ele estará confortável e feliz, no local onde mais gosta, sua própria casa. O pet sitter brinca, coloca comida e água, troca tapetinho e o atende a tudo o que o pet precisa, caso seja idoso ou esteja em um tratamento especial, poderá dar os medicamentos. Muitos acham que o atendimento é só para os cachorros, mas atende a todos os pets, os gatos, hamsters, pássaros, porquinhos da Índia, répteis e até plantas. O serviço de pet sitter tem uma média de cobrança de R﹩ 35 (a visita tem duração de 01 hora).
E ainda, caso ocorra algum incidente, o pet se machuque ou sinta algum mal-estar durante a estadia, os serviços contam com o suporte de uma garantia veterinária de até R$ 5 mil para cobrir as despesas relacionadas à saúde do animalzinho, como consultas, exames, cirurgia e medicamentos, com isso o profissional pode trabalhar com tranquilidade e segurança .
Como se tornar um herói? Toda pessoa apaixonada por pets, com mais de 18 anos, pode se candidatar a herói. No entanto, precisa preencher um cadastro detalhado de 10 etapas (com metodologia desenvolvida pela DogHero), que tem como objetivo zelar pela segurança dos animais que vão ficar sob a responsabilidade do cuidador. Além disso, para prestar cada tipo de serviço é necessário realizar um curso online específico e uma prova para comprovar conhecimentos técnicos. No caso de anfitriões, mandar fotos da residência para garantir que cumpre os requisitos de segurança para prestar os serviços de hospedagem e creche. Apenas 30% dos candidatos são aprovados. Os candidatos são orientados a completar os módulos de treinamento (cursos online), dentro da chamada Escola de Heróis. Depois da conclusão de cada módulo, o herói ganha uma medalha que fica disponível no perfil e pode ser visualizada pelos clientes. A empresa também monitora todas as experiências registradas pelos clientes, cerca de 90% das avaliações são 5 estrelas.