Com o tema “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”, evento contará com 29 filmes, que serão exibidos, gratuitamente, na internet.
A 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta promovida pela Trupe de Truões, Cia. de teatro de Uberlândia, interior de Minas Gerais começa no 19 de novembro e seguirá até o dia 27 do mesmo mês, no canal do grupo uberlandense no YouTube, conforme programação disponível no site da Trupe. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, sendo 12 curtas infantojuvenis e 15 filmes selecionados no edital, que foi lançado em outubro deste ano.
Criada em 2017 pela Trupe de Truões, a Mostra de Cinema Casa Aberta surgiu do desejo da troca de saberes entre as linguagens do audiovisual e do teatro como espaço de descoberta de novas possibilidades de criação artística. Mal sabia o grupo teatral mineiro que esse projeto se tornaria emergencial em 2021, quando, em tempos pandêmicos, os artistas tiveram que se reinventar, levando o teatro para as telas.
“Quando criamos a Mostra, nós queríamos propor uma ponte entre o teatro e o cinema para avaliarmos o que cada linguagem pode emprestar a outra para que sejam traçados outros percursos criativos. Somado a isso, tínhamos o desejo de gerar um espaço para difusão da produção audiovisual, que não chega às salas de cinema”, explica o diretor da Mostra Ronan Vaz.
Agora em 2021, já na quarta edição do projeto, o tema escolhido foi “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”. “Emergencial porque, apesar de estarmos vivendo um cenário de incertezas e dores, sabemos que os artistas também se dispuseram a reinventar suas práticas e modos de criação, voltadas para a internet, para que fosse possível sobreviver sem deixar de fazer arte e ainda assim continuar inspirando e amenizando esse período tão difícil vivido por todos”, explica Ronan Vaz.
Segundo o diretor, mesmo online, a Mostra de Cinema Casa Aberta mantém sua proposta original de viabilizar o contato do público com diferentes obras audiovisuais. “O diferencial é que desta vez nem todas as obras compartilhadas foram criadas apenas na perspectiva do audiovisual/cinema. Veremos artistas diversos que, no diálogo com essa linguagem, estabeleceram outras formas de criação e compartilhamento que no momento ainda não pode ocorrer presencialmente”, comenta.
Programação
Ao todo serão 29 filmes exibidos, sendo que a Mostra Interações e Hibridismos é composta por 15 obras de diferentes linguagens artísticas selecionadas via edital e dois filmes convidados.
Além disso, a Mostra contará também com a parceria da Mostra Audiovisual de Cambuquira – Mosca, que pela primeira vez visita a Mostra de Cinema Casa Aberta e apresentará 12 filmes voltados para o público infantojuvenil, obras que tiveram destaque em suas últimas edições.
A Mostra proporcionará ainda momentos de diálogo e reflexão, por meio de um bate-papo com produtores audiovisuais, no primeiro dia do evento (19/11), às 20 horas, uma palestra, no dia 22/11, às 20 horas, com o tema: “Os desafios da produção audiovisual: Caminhos, atalhos e desvios”, ministrada pelo jornalista e documentarista Paulo Morais, e, para encerrar, um show ao vivo com a artista Natânia Borges.
“Todo esse conteúdo é apenas um ponto de partida para aguçarmos a nossa imaginação e pensamento crítico tão necessário no Brasil dos tempos atuais. Mesmo que virtualmente, nosso esforço centrou-se em mantermos a casa aberta para que os diálogos poéticos continuem construindo novas possibilidades de vida”, conclui Ronan Vaz.
Apoio
A Mostra de Cinema Casa Aberta é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Instituto Algar. Na Mostra, cada um dos trabalhos selecionados no edital receberá o cachê de R$500,00 como forma de incentivo.
Serviço:
O quê: Mostra de Cinema Casa Aberta
Quando: 19, 22, 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro
Onde: Canal da Trupe de Truões no YouTube
Programação Completa: Link: www.trupedetruoes.com.br/4
PROGRAMAÇÃO:
Dia 19/11/21 (Sexta-feira)
20h – Bate-papo/intercâmbio: “Diálogos criativos com o audiovisual”.
Para o pré-lançamento da 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta convidamos os representantes dos filmes inscritos e selecionados via edital para um bate-papo/intercâmbio de compartilhamento de experiências criativas a partir do cinema e do audiovisual. O bate-papo é aberto para participação do público que poderá lançar questões e comentários.
Mediação: Cristiano Barbosa, Ronan Vaz
Operadora de Streaming: Amanda Barbosa
Dia 22/11/21 (Segunda-feira)
Mostra de curtas Infantojuvenis “MOSCA visita a Casa Aberta”
Para esta edição a Mostra de Cinema Casa Aberta recebe a Mostra MOSCA. Através desse encontro foi criada uma programação especial voltada para o público infantojuvenil e conta com seis programas compostos por curtas-metragens que tiveram destaque ou foram premiados nas últimas edições da MOSCA, a Mostra Audiovisual de Cambuquira, e inclui também dois trabalhos ainda inéditos. Entre os diretores dos filmes que compõem a programação, a MOSCA escolheu 6 cineastas mulheres, 6 homens e muitos jovens criadores de animações das oficinas do Instituto Marlin Azul, que assinam dois curtas.
Curadora: ANANDA GUIMARÃES – fundadora da MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira, na qual atua na direção e produção desde 2005. Graduada em Imagem e Som pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela USP (CELACC/ECA), já atuou na produção de filmes de curta e longa-metragem, além de outros projetos culturais e foi produtora em diversas mostras e festivais de MG, SP e RJ. Como programadora de curtas, já colaborou com o GSFF (Glasgow Short Film Festival, no Reino Unido) e com o projeto online Curtaflix. É curadora da programação de cinema do espaço Centro da Terra (SP), além das atividades regulares da Mostra MOSCA (@mostramosca).
09h: Mostra de curtas Infantojuvenis
PROGRAMA 1: “COMO NÓS SOMOS”
– LILY’S HAIR, de Raphael Gustavo da Silva, Goiânia-GO, 14’43”
– PULO, de Ana Schilling e Luiza Perocco, Campinas-SP, 13’00”
20h: PALESTRA: “Os desafios da produção audiovisual: Caminhos, atalhos e desvios:”.
Convidamos o produtor audiovisual Paulo Morais para apresentar uma fala a partir do tema “Cinema e audiovisual – interações e hibridismos”, fazendo uma abordagem sobre a produção audiovisual nos dias atuais (desafios, políticas públicas e mobilização). Quais as reverberações de uma pandemia sobre essa linguagem artística? Quais novos desafios se colocam e quais as antigas questões que permanecem? Como pensar a produção independente num cenário adverso para as políticas públicas do setor?
Palestrante: PAULO MORAIS – Jornalista e documentarista. Membro fundador da Viraminas Associação Cultural e do projeto Museu da Oralidade, voltado à pesquisa, documentação e difusão da memória oral, com sede em Três Corações (MG). Dirigiu cinco documentários no interior de Minas Gerais com temas relacionados a minorias e direitos humanos. Como membro da Rede Mineira de Pontos de Cultura, atua na militância pela democratização das políticas culturais.
Mostra audiovisual “Interações e Hibridismos”
Para esta edição a Mostra de Cinema Casa Aberta lançou um edital de chamamento para escolha de 15 obras de diferentes linguagens artísticas criadas em diálogo com o audiovisual. Foram 52 propostas inscritas de 5 estados diferentes. Para a escolha dos selecionados, a equipe de curadoria considerou aspectos técnicos e artísticos de cada trabalho: argumento/roteiro, fotografia, edição/montagem, iluminação, direção e atuação. A curadoria também procurou montar uma programação que pudesse oferecer ao espectador diferentes formatos audiovisuais e suas interações com outras linguagens artísticas, conforme a temática desta edição.
Curadores: CRISTIANO BARBOSA – Cineasta, fotógrafo e produtor cultural. Sócio da produtora audiovisual O Sopro do Tempo. Fez doutorado sobre cinema e educação na Unicamp. É idealizador da Trakinagem – Mostra de Cinema e Educação e da Mostra Contorno – cinema independente da borda.
RONAN VAZ – Ator, artista plástico e produtor cultural. Integrante do grupo de teatro Trupe de Truões. Graduado em Artes Cênicas e em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU e Mestre em Artes-UFU. Idealizador e coordenador artístico da Mostra de Cinema Casa Aberta.
21h – Mostra audiovisual “Interações e Hibridismos” – Dia 1
– MEU QUERIDO RUI LI, de Museu da Oralidade, Três Corações-MG, 15’16”
– HEARTBROKEN IN A PANDEMIC, de Beatriz Palmer, Uberlândia-MG, 25’09”
– CURTA-METRAGEM, de Rafael Michalichem, Uberlândia-MG, 13’32”
– CIRCUMPOLAR, de Taioba Filmes, Pouso Alegre-MG, 18’24”
Dia 23/11/21 (Terça-feira)
09h: Mostra de curtas Infantojuvenis
PROGRAMA 2: O QUE BUSCAMOS?
– VIVI LOBO E O QUARTO MÁGICO, de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo, Cutitiba-PR, 13’00”
– O MELHOR SOM DO MUNDO, de Pedro Paulo de Andrade, São Paulo-SP, 13’00”
21h – Mostra audiovisual “Interações e Hibridismos” – Dia 2
– EM VERDADE VOS DIGO, de Grupo In-Cena de Teatro, Teófilo Otoni-MG, 70’00”
– PARÁBOLAS KAFKIANAS, de Coletivo Superviventes, Uberlândia-MG, 10’49”
Dia 24/11/21 (Quarta-feira)
09h: Mostra de curtas Infantojuvenis
PROGRAMA 3: ENCONTRAR NOVOS AMIGOS
– O VÉU DE AMANÍ, de Renata Diniz, Brasília-DF, 14’58”
– O MENINO LOBO E A MENINA CORUJA, de Renan Montenegro, Brasília-DF, 16’00”
21h – Mostra audiovisual “Interações e Hibridismos” – Dia 3
– REFLEXOS #1 – PARA PIANO, GESTOS E TAPE, de Produtora Nóis, com direção de Cesar Traldi e Mariana Mendesti, Uberlândia-MG, 04’45”
– 3 CLARICES POR ENQUANTO, de Fernanda Bevilaqua, Luciane Segatto, Mariana Anselmo, Uberlândia-MG, 17’00”
– 3 LUAS, de Lara Pires, Patrocínio-MG, 10’05”
– HILDA PENHA, de Grupo de Teatro Mulheres Míticas, Belo Horizonte-MG, 56’15”
Dia 25/11/21 (Quinta-feira)
09h: Mostra de curtas Infantojuvenis
PROGRAMA 4: BRINCAR E SE ARRISCAR
– GATO THE CAT, Paula De Abreu, Belo Horizonte-MG, 11’33”
– MÉDICO DE MONSTRO, Gustavo Teixeira, São Paulo-SP, 11’00”
21h – Mostra audiovisual “Interações e Hibridismos” – Dia 4
– PELO MENOS A PORTADA, de Matheus Correa, São João del Rei-MG, 14’23”
– UM GRITO.DOC, de Confraria Tambor, Uberlândia-MG, 57’00”
– PROFISSÃO ARTISTA, de Maaruade, Uberlândia-MG, 82’51”
Dia 26/11/21 (Sexta-feira)
09h: Mostra de curtas Infantojuvenis
PROGRAMA 5: CRIAR, APRENDER E FAZER ESCOLHAS
– VENTO VIAJANTE, Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí-CE, 2020, 6’10”
– A PISCINA DE CAÍQUE, Raphael Gustavo da Silva, Goiânia-GO, 15’00”
– SOBRE A GENTE, Analucia Godoi e alunos da Escola Municipal Eber Louzada Zippinottii de Vitória-ES, 7’47”
21h – Mostra audiovisual “Interações e Hibridismos” – Dia 5
– ALICE ATRAVÉS DAS SOMBRAS, de Cia Lumiato teatro de formas animadas, Brasília-DF, 11’05”
– CLÁSSICOS: IGUAL AO OUTRO SÓ QUE DIFERENTE, de Teatro de Retalhos, Arcoverde-PE, 60’00”
Dia 27/11/21 (Sábado)
09h: Mostra de curtas Infantojuvenis
PROGRAMA 6: E COM MÚSICA TUDO FICA MELHOR
– PEDRO E O CHORO – uma história musical, de Clara de Andrade e Gustavo Guenzburger, Macaé-RJ, 31’48”
18h – Show-Live com Natania Borges
NATANIA BORGES – Nascida e criada em Salvador/BA, Natania Borges é cantora, compositora e produtora cultural do Festival Zureta (Uberlândia-MG), em sociedade com o também produtor Felipe Sant’Anna. Com sete anos de atuação na música e no setor cultural, a artista também é mestra pela Universidade Federal de Uberlândia, usando o artivismo como ferramenta para a arte negra e LGBTQIA+.
21h – Filmes convidados
– MANDÍBULA, de Luana Diniz, Uberlândia-MG, 06’04”
– DE VEZ EM QUANDO EU ARDO, de Carlos Segundo, Uberlândia-MG, 15’37”
FICHA TÉCNICA:
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
4ª Mostra de Cinema Casa Aberta
Coordenação Artística: Ronan Vaz
Coordenação Geral: Laís Batista
Coordenação de Comunicação: Amanda Barbosa
Coordenação de Curadoria: Ronan Vaz
Curadores: Ananda Guimarães, Cristiano Barbosa e Ronan Vaz
Mediadores: Amanda Barbosa, Cristiano Barbosa e Ronan Vaz
Coordenação Técnica: Amanda Barbosa
Assistente de Comunicação e Divulgação: Ernane Fernandez e Lucas Mali
Produção Executiva: Ernane Fernandez
Técnico de Luz / Cenotécnico: Ronan Vaz
Assistente de Comunicação e Divulgação: Ernane Fernandez e Lucas Mali
Identidade Visual: Folksonomias
Realização: Trupe de Truões
Patrocínio: Instituto Algar
Incentivo: Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais