Missão África comemora 10 anos

0

A Missão África é uma ONG uberlandense que desde sua fundação em 2011, trabalha em parceria com várias instituições em Moçambique. A ONG foi criada a partir da viagem onde uma das fundadoras conheceu o país e viu a necessidade de se envolver com aquelas pessoas.

Praticamente toda fonte de renda da população moçambicana é proveniente da pesca (principalmente camarão), agricultura (cana-de-açúcar, algodão, mandioca etc.), mineração (bauxita, ouro e pedras preciosas), extração de gás natural, exploração de madeira e do turismo. Isso faz com que o país seja considerado como um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo.  Segundo dados da UNICEF, em Moçambique, 55% da população vive abaixo da linha de pobreza com cerca de meio dólar americano por dia. A expectativa de vida ao nascer é de aproximadamente 50 anos e a mortalidade de menores de cinco anos em Moçambique é a 16ª maior do mundo.

O trabalho da Missão África em Moçambique abrange a área da saúde e nutrição, educação infantil e formação de pessoas. No que diz respeito à saúde, no país o número de bebês que morrem com menos de 28 dias de vida é quatro vezes maior do que na Europa. Isso por conta do acesso insuficiente na área da saúde para fazer face à procura dos serviços e a limitada capacitação profissional é também determinante da qualidade dos serviços.

De acordo com a pediatra e voluntária do Missão África, Juliana Freitas, o país possui uma carência de profissionais de saúde e educação. Assim a ONG também busca formar esses profissionais. “Em Moçambique a carência de profissionais capacitados é evidente em todas as áreas e a Missão África tem trabalhado com cursos de formação de professores e, também, de profissionais de saúde”. Ela acrescenta: “desde 2014 temos trabalhado em cursos de capacitação atuando na formação desde o agente comunitário de saúde até na atualização dos médicos do município”. Em alguns temas de capacitação na área da saúde a média de conhecimento dos temas antes dos cursos era de 40% e após os cursos subiu para 80%”, explica Juliana.

Especificamente na área da nutrição infantil, a Missão África mantém financeiramente o Centro Nutricional Missão África e apoia o Centro Nutricional Samora Machel, que atende crianças gravemente desnutridas de zero a dois anos de idade. Na área da educação, além de se responsabilizar gratuitamente pela educação e saúde das crianças atendidas pela Escola Comunitária Eva e Lilito a Missão África também apoia outros projetos parceiros na educação infantil.

Para participar

Todos os anos a organização promove jantares, bazares e outras tantas formas de arrecadação de doações que são encaminhadas, tanto para Moçambique, quanto para Uberlândia, onde a ONG também exerce seu papel social.

Existem diversas formas de ajudar a Missão África.

Acesse missaoafrica.org.br e saiba como ajudar.