4º Pedal da Paz acontece neste sábado e visa homenagear ciclistas mortos no trânsito e conscientizar motoristas
Imagine a morte passar a alguns centímetros de você. Aquele momento em que um veículo em alta velocidade provoca uma corrente de vento contra seu corpo e um frio na barriga. Essa é a sensação vivenciada por inúmeros ciclistas todas as vezes em que pega uma rodovia sem acostamento, é fechado no canto da via ou precisa dividir o mesmo espaço na rua com os veículos automotivos.
A falta de infraestrutura adequada é uma das quatro principais causas de acidentes com ciclistas no Brasil. As outras três são: falta de conscientização dos motoristas, o pouco número de campanhas educativas no trânsito e as falhas dos próprios ciclistas. Situações que provocaram mais de 13 mil mortes de ciclistas no período de 2010 a 2019, segundo dados coletados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), ambos do Ministério da Saúde.
Há quatro anos um movimento nacional que teve início em Goiânia vem tentando minimizar essa situação. O Pedal da Paz, que acontece neste sábado (13), é um ato de luto pelos ciclistas mortos no trânsito e ao mesmo tempo um pedido para que todos os agentes envolvidos no trânsito, especialmente os motoristas, tenham mais consciência. Daí o lema “Não somos números, somos vidas”.
“Em cima de uma bike está uma mãe, um pai de família, um filho. Por isso, pedimos mais consideração com o ciclista”, diz Cristina Rosa, ciclista e uma das coordenadoras do movimento em Uberlândia.
O Pedal da Paz é uma pedalada pela cidade em que todos os participantes se vestem de preto e percorrem um trecho com a intenção de sensibilizar as pessoas e homenagear os ciclistas mortos. Neste ano, o 4º Pedal da Paz já conta com 40 cidades brasileiras. O evento acontece simultaneamente, com todas elas largando às 16h30.
Em Uberlândia, que participa pelo segundo ano consecutivo, a concentração será no pátio do Teatro Municipal, às 16h. O trajeto segue pela avenida Rondon Pacheco e vai até a praça Clarimundo Carneiro, no Centro. Mais de 100 ciclistas são esperados no movimento local.
Serviço:
4º Pedal da Paz
Quando: 13 de novembro
Concentração: 16h, no pátio do Teatro Municipal
Saída: 16h30
Trajeto: Descer a av. Rondon Pacheco, seguir pela av. João Naves de Ávila até a av. Floriano Peixoto e finalizar a conscientização na Praça Clarimundo Carneiro