Nos dias 10 e 11 de novembro, o Museu do Índio UFU promove um evento online que busca dialogar sobre a relação entre os Povos Indígenas e os Museus Etnográficos. O objetivo do simpósio é refletir sobre a importância da museologia colaborativa, baseada na incorporação do conhecimento indígena, para o fortalecimento do saber técnico científico.
A coordenadora do Museu do Índio UFU, Lídia Meirelles, ressalta a relevância da museologia colaborativa, pois “ao estabelecer novas relações entre os museus de caráter etnográfico e os povos indígenas, produtores das coleções, reconecta-se o acervo com os povos que lhes deram origem, transformando as relações entre ambos”.
O evento é gratuito, online e conta com a presença de diversos especialistas indígenas e museólogos. No dia 10, às 19h, as professoras Regina Abreu e Adriana Russi debatem sobre o tema. No dia 11, às 19h, para compor a mesa redonda, o Museu do Índio recebe Nalson Kanindé, Fabrício Karipuna e Henrique Tabaja, indígenas responsáveis por museus, além de José Carlos Levinho, Ione Couto e Alexandre Gomes, que possuem experiência na área museológica.
Para se inscrever, basta preencher o formulário: https://forms.gle/
Confira a programação:
10/11 (19h) – Participação das professoras Regina Abreu (UNIRIO) e Adriana Russi (UFF).
11/11 (19h) – Participação de Nalson Kanindé, Fabrício Karipuna e Henrique Tabaja, indígenas que acumulam vivência na constituição e coordenação de museus. Além disso, irão compor a mesa: José Carlos Levinho e Ione Couto, que trazem a experiência exitosa do Museu do Índio da FUNAI neste campo, e Alexandre Gomes, que atua na Rede Indígena de Memória e Museologia Social e fará a mediação desse debate.