Grupo Luta Pela Vida e Hospital do Câncer em Uberlândia destacam a união feminina em campanha para o Outubro Rosa

0

‘Juntas pela Vida’ é o lema reforçado em ações das instituições para evidenciar a importância da conscientização contra o câncer de mama

Um ditado popular diz que “a união faz a força” e para o Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer em Uberlândia este pensamento também se aplica na luta contra o câncer de mama, o tipo de tumor que mais atinge mulheres em todo o mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Pensando nisso, as instituições adotaram o lema ‘Juntas Pela Vida’ para a campanha do Outubro Rosa deste ano, com o objetivo de estimular a união de mulheres para ampliar a conscientização e a adoção dos cuidados necessários para enfrentar a doença. O vídeo da campanha pode ser conferido nas plataformas digitais do Hospital.

Gravado no Teatro Municipal de Uberlândia, o vídeo da campanha ‘Juntas Pela Vida’ reforça a importância de atitudes como companheirismo, generosidade e união para ampliar a conscientização sobre o câncer de mama, ressaltando a importância de adotar os cuidados necessários com a saúde da mulher, como comenta o coordenador de marketing do Grupo Luta Pela Vida, Alexandre Oliveira. “Durante este mês, em que o câncer de mama fica em evidência devido a campanha Outubro Rosa, queremos por meio da campanha ‘Juntas Pela Vida’ reforçar a conscientização desse tipo de câncer estimulando que mulheres se unam e conversem com as mulheres que amam sobre a importância de fazer os exames de rastreamento. Estes exames são muito importantes e fazem toda a diferença para a detecção precoce da doença, o que aumenta a possibilidade de realizar tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. No vídeo tratamos da união feminina, mas deixamos o convite também para pais, companheiros, filhos, avós, tios, primos e amigos contribuírem na propagação de informações sobre o câncer de mama, fundamentais no enfrentamento da doença”, comenta.

No vídeo, as mulheres que lutam contra o câncer de mama são representadas pela paciente do Hospital do Câncer em Uberlândia, Rosangela de Meireles, que compartilha a experiência de participar da campanha e deixa mensagens de incentivo para as mulheres se cuidarem, e de apoio para aquelas que já lutam com a doença. “Foi um imenso prazer participar da campanha ‘Juntas Pela Vida’, que levará conhecimento para tantas mulheres. Acredito que por meio dela podemos reforçar a prevenção e salvar vidas. Devemos estar sempre alertas, buscando ter todos os cuidados possíveis e utilizando os recursos disponíveis para isso. E àquelas mulheres que lidam com a doença, quero reafirmar que não desistam, pois o câncer não é uma sentença de morte e sim uma oportunidade para uma nova vida”, comenta Rosângela.

Para conferir o vídeo da campanha acesse as plataformas digitais do Hospital (Instagram @grupolutapelavida e @hospcanceruberlandiaFaceboookYoutube e site).

A campanha Juntas Pela Vida, realizada pelo Grupo Luta Pela Vida e Hospital do Câncer, conta com o patrocínio da Cargill, Provanza, Start Quimica, Social Bank, Britvic EBBA – Maguary e com o apoio da Imaginare Filmes, Anexo 588, Batuki, York Digital, Candy Balões, Celina Restaurante, Original Básica e Rb Móveis.

 

Camiseta ‘Juntos Pela Vida’

A importância da união na luta contra o câncer também estampa os produtos sociais desenvolvidos pelo Grupo Luta Pela Vida e Hospital do Câncer para expandir a divulgação da causa e levantar recursos em prol do paciente oncológico. Neste ano, a tradicional camiseta estampa o lema ‘Juntos Pela Vida’ e une as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, que conscientizam sobre o câncer de mama e o de próstata. Apoiadores da causa que fizerem a doação de R$ 50,00 podem solicitar a peça, que acompanha um botton, através do site doehospitaldocancer.org ou pelo telefone 0800 340 2062.

 

Estimativas do câncer de mama

O câncer de mama é atualmente o tipo de tumor que mais afeta a população global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o número de 2,26 milhões de casos identificados no último ano, sendo a maioria absoluta dos afetados, as mulheres (99%). No Brasil, somente em 2021, são esperados mais de 66 mil novos diagnósticos da doença, e ela também é a principal causa de morte por câncer em mulheres no país, com estimativa de que sejam registrados 18.295 óbitos previstos pela doença, sendo 18.068 deles na população feminina e apenas 227 homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Alguns índices sobre o câncer de mama:

  • 1 a cada 5 casos de câncer de mama ocorrem após os 50 anos, o que faz com que a idade seja um dos principais fatores de risco para a doença;
  • 30% dos casos do tumor poderiam ser evitados com a mudança de hábitos, adotando uma rotina de prática de atividades físicas, uma dieta rica em alimentos in natura, eliminando o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • As chances de cura ultrapassam os 95% quando o tumor é descoberto no início, e para o diagnóstico precoce, a mamografia é a principal aliada. A recomendação é de que mulheres a partir dos 40 anos façam o exame anualmente;
  • Um caroço fixo e, na maioria das vezes indolor, é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos em que o tumor é percebido pela própria mulher.