Profissão Dentista: maior busca por saúde bucal e estética vai exigir profissionais multidisciplinares

0
Female dentist examining young woman's teeth.

Profissional indica quais são as oportunidades de carreira na área da Odontologia

Um estudo da companhia irlandesa ‘Research and Markets’, conceituada empresa de pesquisa de mercado, aponta que em 2023 o mercado odontológico mundial deve movimentar cerca de US$ 36 bilhões. Isso representa um crescimento médio anual de quase 6%, considerando os últimos três anos.

Os números não mentem. Ter um sorriso bonito deixou de ser considerado apenas vaidade, para ser encarado como sinônimo de boa saúde – sem mencionar as maravilhas que dentes bonitos fazem pela autoestima e o bem-estar das pessoas. Mas além desses fatores, o aquecimento do setor também é reflexo das consequências do envelhecimento da população e a abertura de novas áreas de especialidade, puxadas pelos avanços tecnológicos da indústria.

No Brasil, existem hoje cerca 360 mil dentistas, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e, no futuro, o mercado local exigirá do profissional habilidades adicionais, como desenvoltura nos meios digitais e em marketing, caso queira se destacar em sua atuação em clínicas e consultórios privados. Para a professora do curso de Odontologia da Pitágoras, Juliana Machado, o mercado de trabalho precisará de dentistas que se envolvam também com planejamento, inovação e gestão de processos e de pessoas, e que sejam capazes de atuar em equipes com diversos outros tipos de profissionais da saúde. “Os dentistas que desenvolverem suas soft skills, sem deixar de lado a técnica, serão cada vez mais valorizados no mercado”, afirma.

A profissional indica quais são as áreas de atuação para o dentista. “Na área particular, o profissional pode atuar individualmente, atendendo em um consultório próprio, mas também pode trabalhar em clínicas multidisciplinares, como contratado ou até mesmo sócio”, explica Juliana.

Atuar no setor público ainda é considerado um bom caminho. Para se tornar um dentista integrante da saúde pública e trabalhar em postos de saúde, hospitais e outros programas do governo, é necessário prestar um concurso público ou participar de um processo seletivo na área. “Quem deseja seguir carreira nesse setor deve estar sempre atento à continuidade dos estudos, já que os concursos normalmente contam pontos extras para títulos de pós-graduação na área”, afirma.

Seguir para a área acadêmica também pode ser considerada uma opção, por ser muito importante para a odontologia, já que os pesquisadores são aqueles que desenvolvem novos estudos e encontram soluções para melhorar o trabalho dos dentistas, além de ajudar a formar novos profissionais.