Se você gosta de artes, cinema, escrita criativa, canções e brincadeiras, tem entre 06 e 16 anos e acesso à internet, chegou a hora de vivenciar o poder transformador da cultura, pois estão abertas as últimas vagas deste ano para oficinas do EMCANTAR Social, e dos projetos Dedo de Verso e CineOLHAR.
As oficinas têm duração de uma hora por semana e são totalmente gratuitas.
Para se inscrever, basta entrar em contato pelos telefones (34) 3216-6146 e 98808-1191 (Whatsapp).
Oficinas do EMCANTAR Social
Vivência e criação artística voltadas para o desenvolvimento humano. É assim que os participantes das oficinas do EMCANTAR Social descobrem seus potenciais em momentos lúdicos e criativos que resultam sempre em produtos artísticos coletivos e potencialmente pedagógicos, como livros, álbuns musicais, espetáculos, etc.
“A arte é o meio através do qual trabalhamos as habilidades e competências da criança e do adolescente”, explica Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social, o qual em 25 anos de experiência desenvolveu suas próprias metodologias sistematizadas no livro Pedagogia do Encantamento, e já colaborou para o desenvolvimento de mais de 20 mil pessoas.
Oficinas do Dedo de Verso
O Projeto “Dedo de Verso” acaba de lançar um disco com canções e poemas criados por crianças durante a pandemia. O álbum infantil tem 20 canções e poemas compostos coletivamente em oficinas remotas por 127 crianças do Triângulo Mineiro. Um trabalho inédito com direção artística do músico e escritor Enzo Banzo, produção musical e participação do Grupo EMCANTAR, além dos cantores Luiz Salgado e Kainã Bragiola.
Após o lançamento do disco, que está disponível gratuitamente nas plataformas de streaming, o projeto abre vagas para novos participantes. “Dedo de Verso trabalha com a ideia de literatura para além do texto escrito, compreendendo o uso artístico da palavra pela voz, na fala ou no canto, possibilitando que o aluno se aproxime desta forma de expressão e que possa, pela própria voz, se projetar como sujeito de uma expressão artística e de uma visão de mundo”, detalha Enzo Banzo.
Oficinas do CineOLHAR
No projeto CineOLHAR, os participantes têm acesso gratuito a oficinas de audiovisual, além de acesso a workshops sobre gêneros do audiovisual com profissionais da área. O resultado do trabalho, que já acontece há vários anos, pode ser conferido no canal @cineolhar no Youtube. São vídeos produzidos pelos próprios participantes do projeto, que conta com a coordenação da cineasta, Aline Miguel.
“No projeto, o aluno experimenta as novas mídias acessíveis, através de uma perspectiva artística e de inclusão social. Aprende na prática todas as etapas de produção audiovisual, conta com workshops com especialistas, produz e exibe seu trabalho. Uma oportunidade ímpar no momento em que o digital se tornou tão importante”, pontua Aline Miguel.
Os projetos são viabilizados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Programa Transforma e patrocínio do Instituto Algar.
Sobre o Instituto Algar: Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e voluntariado. Instituto Algar – conectando pessoas às oportunidades.
Serviço:
Vagas gratuitas em oficinas para crianças e adolescentes
Inscrições: (34) 3216-6146 e 98808-1191 (Whatsapp).