No programa, serão apresentados clássicos dos repertórios dos homenageados em arranjos especiais. Espetáculo será transmitido ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson
Uma homenagem aos mestres da música brasileira Gilberto Gil e Dominguinhos sob o olhar e o talento de Pedrinho Augusto e banda. É o que público vai conferir nesta sexta-feira, a partir das 20h, no palco do CTJ Hall. O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.
Baterista e percussionista, Pedrinho Augusto se inspirou em dois acontecimentos para conceber esta homenagem à música nordestina. Em 2021, Gilberto Gil recebeu o título de Doutor Honoris Causa da universidade norte-americana Berklee College of Music, em seu campus em Valencia, Espanha; e Dominguinhos completaria 80 anos de idade em fevereiro.
Gil e Dominguinhos possuem uma linda história musical juntos. Pedrinho possui uma conexão especial com cada um deles. Em 2012, Pedrinho colaborou com a banda de Dominguinhos que realizou o show da virada do ano em Brasília, apesar de o cantor não ter participado por estar doente.
Em 2021, integrou o grupo selecionado pela Berklee em Valencia para prestar tributo a Gilberto Gil por ocasião da outorga do título Doutor Honoris Causa. O grupo formado por professores, alunos, diretores e funcionários da instituição produziram e gravaram canções do homenageado, um minidocumentário sobre a vida de Gil e uma entrevista com os estudantes selecionados. Pedrinho colaborou como músico de estúdio para gravação de bateria e percussões, como colaborador nos arranjos e como um dos roteiristas do minidocumentário.
O programa deste concerto foi elaborado baseado na conexão particular que Pedrinho tem com a música de cada um desses dois ícones da MPB e da cultura brasileira. Pedrinho conta, por meio da música e histórias, um pouco dessas experiências com eles e apresenta a sua conexão com a música instrumental e a arte da improvisação brasileira ou o jazz brasileiro, que possui fortes influências da tradição e da cultura do Nordeste.
Os músicos instrumentistas experientes em tocar a música do Nordeste, especialmente o forró, também conhecem as técnicas de improvisar e mesclam a linguagem “jazzística” em sua performance. No programa, serão apresentados clássicos dos repertórios dos homenageados em arranjos especiais para a ocasião e, também, músicas de compositores que ganharam notoriedade e reconhecimento pela interpretação de Gil e Dominguinhos.
Sobre as Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.
Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.
Sobre os músicos
Pedrinho Augusto é músico, professor de música e compositor com foco e expertise na performance da bateria e da percussão. Colaborou com artistas de grande relevância local, nacional e internacional. Nos Estados Unidos, concluiu mestrado em Jazz Performance pela University of Louisville; e em Contemporary Performance (Production Concentration) pela Berklee College of Music. Graduou-se em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília.
Pedrinho é brasiliense e iniciou seus estudos musicais na infância. A sua versatilidade e musicalidade se confirmam pela diversidade de artistas com os quais colabora, como Dominguinhos, Sandra de Sá, Jovino Santos Neto, Thiago Espírito Santo, Gabriel Grossi, Ellen Oléria, Pedro Martins, entre muitos outros. Desde 2016, Pedrinho tem expandido suas atividades musicais para os EUA, a Europa, as Américas do Sul e Central, se apresentando como músico e/ou ministrando workshops e clínicas. Atualmente, mora na Espanha, onde trabalha como músico de estúdio, produtor, professor e colabora em projetos musicais com músicos de todo o mundo.
Merezinho Bass, contrabaixista, é graduado em Música pela Universidade de Brasília e Técnico em Baixo Elétrico pela Escola de Música de Brasília. Atua como músico profissional há mais de 15 anos. Cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações com artistas e grupos musicais locais e nacionais e abriu shows de Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença e vários outros artistas consagrados no cenário nacional. Atualmente, é professor do Ciranda da Arte – Seduc – Goiás e fundador do Espaço de Música Fran Ungarelli.
Dennes Sousa, guitarra e violão, músico autodidata, iniciou seu contato com a música em 1995 em atuações em bandas de baile, em Brasília. Em 2001, passou a atuar como side man em estúdios de gravação, participando como músico, arranjador e produtor de dezenas de discos, que incluem trabalhos do Regional ao Gospel. Acompanhou artistas, como: Genival Lacerda, Matinês, Marco Farias, Marinho Lima, Robson Rodrigues, André 14 Voltas, Lúcia de Maria, Célia Rabelo, Célia Porto, Marcelo Senna, Thiago Lunar, entre outros, como side man. Atuou na Brasília Big Band do maestro Ademir Junio. Desenvolveu trabalhos instrumentais com inúmeros músicos de Brasília, como: Pedro Almeida, Eladio Odubier, Kadu Araújo, entre outros. Atualmente, cumpre intensa agenda de apresentações e colaborações no segmento musical de entretenimento.
Dadá Nunes, sanfona, brasiliense, é filho do sanfoneiro Nivaldo Nunes e irmão de Vavá Nunes, também sanfoneiro. Com o DNA de uma família musical, Dadá iniciou os seus estudos musicais na infância. Aos 12 anos, acompanhava seu pai nas apresentações de grupos de forró. Nesta época, fez participação num show do Dominguinhos, acompanhou a cantora Anastácia em várias ocasiões. Aos 15 anos, começou a trabalhar profissionalmente com a banda Só prá Xamegar, viajou com a banda Pequi com Leite, formada no final de 2007 em Brasília, tocou com Maciel Melo, Thiago Lunar, Edson Duarte, teve a honra de dividir o palco com o sanfoneiro Mestrinho, Genaro, entre outros. Desde cedo influenciado pela música de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Sivuca, Alceu Valença, Oswaldinho do Acordeon, Saraiva, Gilberto Gil, Elba Ramalho, entre outros, Dadá está sempre procurando se atualizar fazendo da música. Por sua técnica e precisão, sempre é solicitado a participar de gravações de CD’s com Diró Nolasco, Anastácio Oliveira, Trio Balançado, Sérgio Pereira, além de várias duplas sertanejas.
Sextas Musicais: Homenagem a Gil e Dominguinhos
– on live streaming – Pedrinho Augusto, bateria e percussão; Marezinho Bass, baixo elétrico; Dennes Sousa, guitarra e violão; Dadá Nunes, sanfona. – Data: 17 de setembro – Horário: 20 horas – Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube – Classificação indicativa: livre |