Clarinetista Paula Pires apresenta Harlekin na próxima edição das Sextas Musicais

0

Musicista mineira é a única brasileira intérprete da peça de Stockhausen. Espetáculo será transmitido ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson

O público das Sextas Musicais terá uma rara oportunidade nesta sexta-feira (3), às 20h. A musicista Paula Pires apresentará, no CTJ Hall, a interpretação completa da incrível peça solo para clarinete Harlekin, composta em 1975 por Karlheinz Stockhausen (1928-2007). O espetáculo será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, centro binacional que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Nascida em Belo Horizonte, Paula Pires é a única brasileira intérprete desta obra. Na peça, o compositor alemão transformou em clarinetista o célebre personagem da commedia dell’arte, forma de teatro popular na Itália dos séculos XV e XVI.

Harlekin é um espetáculo que permite ao público apreciar a junção de diversas vertentes artísticas em uma performance de altíssimo nível. O misto de músico, ator, clown e dançarino desce das alturas numa grande espiral e encarna a figura do mensageiro dos sonhos. Em seguida, atua como um brincalhão construtor de formas, criando uma melodia nota a nota; assume-se como um lírico enamorado, transformando tudo, até o que é feio, em beleza pura.

Uma vez a melodia inteiramente construída, ele se transforma num professor pedante (quando erra, irrita-se muito); encarna a figura do dançarino apaixonado e, aos poucos, reduz a melodia ao mínimo, transformando-se num espírito que toca em espiral.

Depois de entoar 12 vezes cantos de pássaros, transforma-se também numa ave e sobe, finalmente, às alturas de onde veio.

Sobre a musicista

Paula Pires é mestra em clarinete solo, com nota máxima, pela Hochschule für Musik und Tanz Köln, na Alemanha, e doutoranda em Música pela Universidade de Évora, em Portugal. Atua intensamente em colaborações e como solista de música contemporânea, camerista e instrumentista de orquestra, tendo, também, integrado o corpo docente da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim.

Iniciou seus estudos musicais em sua cidade natal, Belo Horizonte, e concluiu bacharelado em clarineta pela Universidade do Estado de São Paulo. Foi bolsista de pós-graduação do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e premiada com a bolsa de aperfeiçoamento técnico e artístico da Funarte, para estudos acerca de Karlheinz Stockhausen.

Paula foi a vencedora do 1° Concurso Jovens Clarinetistas Devon e Burgani, do Jovem Músico BDMG e do II Concurso de Jovens Solistas da OSMG. Atualmente, é integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

SERVIÇO
Sextas Musicais – on live streaming
Espetáculo HARLEKIN – Paula Pires, clarinetista
Data: 2 de setembro de 2021
Horário: 20h
Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube
Classificação indicativa: livre