De Ituiutaba para o Brasil: Canto de Minas leva sabor e qualidade para vários estados do país

0

Empresa inaugura, ainda neste semestre, mais uma fábrica, destinada inicialmente à produção de requeijão e cream cheese

Há 27 anos no mercado, a Canto de Minas não para de expandir. Com a missão de oferecer produtos lácteos variados incentivando o cliente a ter confiança absoluta na marca, a empresa está presente em 14 estados do país e no Distrito Federal, alcançando aproximadamente 16 mil pontos de vendas, dentre pequenos e médios varejos, redes de supermercados regionais e nacionais, além de hipermercados e atacarejos.  Tem como clientes também inúmeras empresas do mercado de food service, para as quais oferece um mix amplo.

A Canto de Minas se orgulha muito da pecuária mineira e da qualidade do leite produzido pelos seus parceiros, que é mantida da fazenda até à mesa do consumidor. Por isso, investe em uma parceria próxima com os seus diversos produtores rurais, que estão localizados no raio máximo de 150 Km da sua fábrica, em Ituiutaba-MG, na região do Pontal do Triângulo. São processados mais de 40 milhões de litros de leite/ano para produzir os mais de 100 produtos do portfólio da marca.

O centro de distribuição fica no Distrito Industrial, também nesta cidade, com mais de 5.000m2 de área de armazenamento refrigerado. Possui ainda escritórios próprios nas cidades de Uberlândia-MG e Goiânia-GO, importantes centros para a marca. Atualmente são mais de 450 colaboradores diretos trabalhando e levando o nome da empresa para vários cantos deste País, todos os dias.

E não há como falar em crescimento e desenvolvimento sem falar em sustentabilidade. A empresa possui o projeto “Canto Sustentável”, com iniciativas que vão desde o aproveitamento/economia de recursos importantes, passando pela preservação do meio ambiente até a valorização e desenvolvimento de pessoas – sempre prezando por boas práticas que estejam alinhadas com os princípios e valores da organização. Como resultado, no último ano, reduziu o consumo de água em 16 milhões de litros e em 13 vezes a quantidade mensal de rejeitos gerados e enviados para aterros sanitários. Além disso, adotou em todas as suas embalagens o selo EU RECICLO, que atesta o incentivo à reciclagem por meio da logística reversa, em linha com a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Outros projetos como o incentivo ao descarte correto do lixo, também estão entre as ações que estão ganhando forma. A ideia do projeto é informar a sociedade sobre os pontos de entrega voluntária (PEVs) e incentivar o descarte do material reciclável, gerando mais renda para as famílias de catadores e consequentemente, maior inclusão social.

Na mesa do consumidor, a Canto de Minas se faz presente do café da manhã até a ceia. A começar pela sua tradicional e querida linha de requeijões e cream cheese, possui também uma linha extensa de iogurtes variados, vários queijos e cremes, como manteiga, nata, creme de ricota, etc.  A empresa possui veia inovadora e já trouxe algumas novidades para o mercado: o primeiro requeijão em pote (em vez de copo), que trouxe diferenciação na gôndola e praticidade na armazenagem por ser mais compacto; lançou o primeiro leite fermentado e iogurte natural tamanho família do Brasil, desenvolveu sabores de iogurtes exclusivos como maracujá e limão com hortelã para o consumo individual, além de ter lançado o primeiro iogurte infantil com realidade aumentada do mercado. Funciona assim: é preciso baixar o aplicativo Zappar e apontar para o código da embalagem. Tem jogos, interações com o personagem, dicas sustentáveis para os baixinhos e muito mais.

Prestes a inaugurar sua segunda fábrica em Ituiutaba-MG, que deve acontecer em meados de outubro deste ano, a Canto de Minas vai focar na expansão da sua linha de requeijões e cream cheese, triplicando a capacidade produtiva. A nova fábrica também contará com uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) sustentável, sendo o primeiro laticínio do país a adotar tal modelo: uma combinação de serragem com minhocas. Vem aí mais novidades, mais empregos gerados e mais desenvolvimento para a região do Pontal do Triângulo.