Ações gratuitas marcam os 25 anos da Cia com atuação de suas duas vertentes: artística e educacional.
A Cia Cultural EMCANTAR está completando 25 anos de trabalho dedicado à arte e a cultura e para comemorar está realizando uma temporada especial de espetáculos e oficinas gratuitas.
De acordo com Ana Lopez, diretora executiva e atriz da Cia., a ideia inicial era que o Grupo Artístico circulasse com o espetáculo Os Saltimbancos por quatro cidades do Triângulo Mineiro. Porém, em função da pandemia, o projeto foi reestruturado, transformando-se em uma temporada de quatro espetáculos que estão em cartaz no YouTube, além de uma ação de formação para educadores de escolas públicas de quatro cidades do Triângulo Mineiro.
“Dessa forma, mesmo com a pandemia, conseguimos ampliar nossa ação, juntando nossas duas vertentes de atuação: artística e educacional. Nestes 25 anos, essas duas frentes que formam a Cia Cultural EMCANTAR já impactaram mais de 400 mil pessoas em oficinas de formação, apresentações artísticas e produtos artístico-pedagógicos. Para comemorar nossa trajetória, não poderia ser diferente. Esse é o EMCANTAR, fazendo arte e encantando pessoas”, enfatiza Lopez.
Espetáculos
Ao todo são quatro espetáculos em cartaz: A Nova História da Dona Baratinha (que deu início à temporada no mês de julho); A Cigarra e a Formiga (novo lançamento do Grupo EMCANTAR com exibição programada para dia 05/08); ENTREDENTES (que ganhou sua versão para o palco após a pandemia e será exibido dia 12/08); e Os Saltimbancos (sucesso de público readaptado para esta temporada com exibição prevista para 17/08). Todos com exibição no canal EMCANTAR no YouTube às 19h.
Oficinas
Em 25 anos de estrada, o EMCANTAR Social forjou suas próprias metodologias enquanto contribuía para a formação e o desenvolvimento de mais de 20 mil crianças, adolescentes, educadores e comunidades. Com mais de 300 apresentações artísticas, CDs, DVDs, livros e quase 100 produtos audiovisuais, resultantes de projetos sociais, foi reconhecido, ganhou prêmios e tornou-se uma referência quando o assunto é formação em arte e educação.
Para a educadora, Géssica Aparecida Santos, integrante do Núcleo de Incentivo à Leitura da Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães de Araxá, participar da oficina com o EMCANTAR foi muito importante. “Eu fiquei encantada. Tivemos momentos em que foram resgatadas as brincadeiras antigas, que eu adoro. Lembrei muito da minha infância e momentos da minha relação com a literatura enquanto criança. Adorei as músicas aprendidas, as histórias cantadas. Eu sou muito grata por ter tido a oportunidade de participar dessa oficina”, diz.
Araxá é uma das cidades contempladas com as oficinas gratuitas que a Cia está realizando, assim como Romaria, Cascalho Rico e Monte Carmelo. “São cidades pequenas da nossa região, com as quais acreditamos estar colaborando por meio de um processo que tem o objetivo de ampliar as possibilidades de atuação do educador ao vivenciar a arte e a cultura do brincar”, ressalta Luciene Andrade, arte-educadora ministrante das oficinas.
O projeto Saltimbancos na Praça é viabilizado com apoio do Sicoob Aracoop, realização da Cia. Cultural EMCANTAR e patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e Governo de Minas Gerais.
Um pouco sobre os espetáculos em cartaz em Agosto:
A Cigarra e a Formiga (05/08 – 19h)
A conhecida fábula de Esopo, A Cigarra e a Formiga, ganha uma nova versão do Grupo EMCANTAR neste musical infantil que mescla a força e a poesia do trabalho, do canto e do ofício de ser artista. De um lado, uma formiga sertaneja e trabalhadeira. Do outro, uma sábia cigarra cigana que gosta de cantar. Ambas enfrentando seus desafios e aprendendo a viver a vida com suas constantes transformações. Inspirada também na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com canções autorais e arranjos inéditos o espetáculo conduz o público às estações do ano e ao universo curioso dos dois animais.
ENTREDENTES (12/08 – 19h)
Espetáculo baseado na obra autoral ENTREDENTES, composta inicialmente por um livro de poemas visuais, um CD com 18 faixas e um DVD com 11 videopoemas. No palco, ENTREDENTES tornou-se em grande parte um musical que mescla também performances literárias e visuais, onde a língua é brinquedo de descobrir obviedades de si mesma. Um convite para se lambuzar numa degustação que mescla sensação e emoção, no momento em que a obra dialoga intensamente com a realidade atual, na qual o digital predomina e a arte pede licença para entrar em casa e contagiar a todos com alegria e encantamento.
Os Saltimbancos (19/08 – 19h)
Neste espetáculo, o Grupo EMCANTAR, agora dirigida por Rafael Michalichem, apresenta sua divertida e educativa releitura da obra adaptada por Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti e músicas adicionais de Chico Buarque, com arranjos e interpretações próprias. Quatro bichos fogem de seus patrões e resolvem formar um conjunto! Em uma aventura divertida e emocionante eles passarão por apuros e vão conhecer a importância da amizade, da solidariedade e do trabalho em equipe. Essa obra é licenciada pela SBAT.