Do financeiro para o RH: conheça a história da profissional que mudou de carreira após 30 anos de trajetória

0

Elaine Costa, hoje gestora de Recursos Humanos, abriu mão de três décadas de atuação no departamento financeiro de grandes empresas para assumir uma nova vocação, teve sucesso e agora incentiva colegas de trabalho a buscarem a tão sonhada realização profissional.

Inspirar, humanizar e reconhecer as qualidades individuais de cada colaborador. Foram inúmeras as motivações que levaram a head de Recursos Humanos, Elaine Costa, a mudar de carreira após 45 anos de idade e mais de três décadas dedicadas à área financeira. Hoje, aos 56 anos, a gestora celebra a virada de chave e a conquista de uma nova vida profissional.

“A maturidade me mostrou que ajudar as pessoas a se tornarem profissionais e cidadãos melhores era a minha missão. É importante estudar, descobrir sua vocação profissional e aproximar isso do seu objetivo de vida”, comenta Elaine.

No mercado de trabalho desde os 15 anos, Elaine começou sua jornada em uma pequena empresa, formou-se em administração de empresas e, desde então, começou a atuar na área financeira. Mesmo com uma pós-graduação em finanças, ela sempre teve um olhar voltado para as pessoas.

“Eu me importava com todos, com o que sentiam, quais tinham melhores perfis para determinadas áreas da empresa. Isso ficou muito nítido para os meus companheiros de trabalho e eles começaram a me motivar a seguir por esse caminho, mais voltado a recursos humanos. E isso me inspirou a pensar mais firme nessa ideia!”, comenta.

Com o passar dos anos, Elaine contabilizou outras experiências em sua área de origem e foi apenas em 2010 que a grande oportunidade surgiu. “Fui convidada para atuar como gerente financeira de uma grande empresa portuária, mas, com três meses na companhia, me chamaram para conduzir um braço do negócio no exterior. E foi lá que eu pude consolidar as minhas habilidades com a gestão de pessoas. Assim que retornei ao Brasil, após terem reconhecido meu trabalho no desenvolvimento de pessoas, fui convidada a assumir a gerência de Recursos Humanos. Desde então, a minha relação com a área nunca mais parou”.

Desde 2017, a profissional atua como head de RH na Tópico, empresa líder no mercado nacional de galpões lonados, participando ativamente também como responsável pelas áreas de segurança, saúde e meio ambiente.

“Assim que decidi que queria mudar de carreira, fiz um MBA voltado para a área de recursos humanos e diversos outros cursos. Foi um caminho longo, mas eu nunca pensei em desistir, e posso afirmar que a cada dia tenho mais paixão pelo que faço!”.

Na Tópico, Elaine, que já participou da implementação de diversos programas internos na companhia, voltados principalmente ao fortalecimento da cultura organizacional, agora encara um novo desafio: o de promover ações sustentáveis em prol da sociedade e do meio ambiente. Ela integra o comitê de Sustentabilidade e esteve recentemente à frente da elaboração e lançamento do primeiro Relatório Anual da companhia para o tema. Auxiliou, também, na criação do projeto ‘Floresta Tópico’-  que doa mudas nativas da Mata Atlântica para o reflorestamento de áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo – entre outras iniciativas.

E para quem, assim como Elaine, está pensando em mudar de carreira, ela aproveita os ensinamentos valiosos que colheu durante sua jornada e aconselha: “Mudar de profissão nunca é fácil, mas a minha dica é dialogar e mostrar seus interesses para o seu empregador. É preciso arriscar, claro, mas se estiver convicto de sua escolha, esteja certo de que vale a pena”.

Sobre a TÓPICO
Fundada há mais de 40 anos, a Tópico é a empresa líder no mercado nacional no segmento de infraestruturas flexíveis. Com mais de 2,5 milhões de m² instalados, a empresa – que vende e aluga galpões flexíveis – contabiliza mais de 750 clientes ativos, sendo a maioria indústrias dos mais diversos setores, agronegócio, logística, infraestrutura e serviços em geral. Com fábrica própria e centro de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a empresa também possui filiais estratégicas pelo País: em São Paulo (capital), Contagem (MG), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). Em 2014, a Tópico teve seu controle adquirido pelo fundo de “Private Equity” Southern Cross Group, presente em seis países.