Adote um Idoso: videochamada ajuda idosos a lidar com isolamento

0
Two elderly women looking at phones isolated on white background

Com a suspensão das visitas presenciais, Instituto MPD realiza iniciativa que conecta voluntários com idosos de lar de repouso de Campinas (SP)

O isolamento social provocado pela pandemia tornou ainda mais difícil a situação dos idosos que vivem em lares de repouso, já que as visitas presenciais tiveram que ser suspensas para evitar o risco de contágio da Covid-19. Apesar dos modelos de distanciamento terem mudado e a vacinação deste público estar avançada, as restrições de visitas continuam rígidas para evitar novos surtos da doença.

Antes do período pandêmico, era muito comum a visita de grupos de voluntários nesses espaços para oferecer entretenimento aos idosos, principalmente para aqueles que não recebem a visita de familiares e amigos. Pensando nisso, o Instituto MPD, organização sem fins lucrativos, criada pela construtora MPD Engenharia, cujos pilares são educação, construção e sustentabilidade, criou a campanha Adote um Idoso, com o objetivo de levar acolhimento e atenção aos idosos.

A campanha será realizada em parceria com o Lar da Amizade Irmã Ilce da Cunha Henry, localizada em Campinas, interior de São Paulo. A Instituição é destinada ao acolhimento e assistência às pessoas idosas carentes do sexo feminino, com 60 anos ou mais, com ou sem vínculo familiar.

Os voluntários do Instituto MPD realizarão ligações por chamada de vídeo, uma vez por semana, com duração de 30 minutos. Neste primeiro momento da campanha, 10 idosos serão atendidos e participarão de um bate-papo acolhedor que proporcionará alegria, carinho, compartilhamento de ideias e contato com o mundo externo.

“Sabemos que nada substitui o contato físico, os abraços, mas é um momento de atenção e devemos usar a tecnologia a nosso favor para ajudar e dar apoio nessa rotina imposta pela pandemia que já se estende por mais de um ano. O isolamento social mexeu de forma negativa com a saúde mental das pessoas, em especial dos idosos que vivem em lares e abrigos, e se viram obrigados e ficarem longe de seus familiares e amigos. Por isso, a nossa missão é levar a eles a sensação de serem ouvidos, vistos e acolhidos por alguém que mesmo sem ter conexão emocional, pode proporcionar momentos de distração e bem-estar”, esclarece Cecília Meyer, presidente do Instituto MPD.

SOBRE A INSTITUTO MPD

Construir está no DNA da MPD Engenharia, não apenas de metros quadrados, mas ajudando a construir também o bem estar humano. E o Instituto MPD, uma organização sem fins lucrativos, nasceu com o objetivo de planejar e executar ações socioambientais que contribuam para a construção de uma sociedade de cada vez melhor, tendo como alicerces desse propósito a construção, a educação e a sustentabilidade. Dentre as diversas iniciativas que o Instituto realiza estão: projetos relacionados a doação de sangue, inclusão digital, campanhas diversas como, por exemplo, a campanha do agasalho, entre outras.