Cooperativas de Uberlândia-MG arrecadam cerca de oito toneladas de alimentos em campanha do Dia de Cooperar

0

Donativos foram distribuídos para cinco instituições filantrópicas e famílias carentes do município.

As cooperativas de Uberlândia: Sicoob Creditril, Sicoob Triângulo, Calu, Unipsico, Sicoob Credicopa e Unimed Uberlândia novamente deram um show de solidariedade na campanha do Dia de Cooperar – Dia C 2021.  Juntas, elas arrecadaram cerca de oito toneladas de alimentos não perecíveis.

A campanha teve início no dia 03 de maio e encerrou-se no dia 30 de junho e foi divulgada para os cooperados e toda comunidade de Uberlândia-MG. Durante este período, as cooperativas participantes receberam os donativos em suas respectivas unidades. “Nós registramos uma participação importante dos cooperados, que atenderam ao nosso chamado e colaboraram para o sucesso da campanha”, informa uma das coordenadoras do movimento, Érica Magalhães.

Os alimentos arrecadados foram distribuídos para cinco instituições filantrópicas: Cozinha Comunitária da Tia Cida (assentamento Maná), o projeto ABC do Glória (assentamento Glória), o Centro Espírita Santo Agostinho (que assiste cerca de 60 famílias no bairro Morada Nova), a Fraternidade Lucas Evangelista – Fale (que assiste pessoas com Aids), o grupo Amigos do Bem (que atende famílias carentes), além de mais de 300 famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social no município.

O Sicoob Creditril também ampliou a ação para as cidades de Prata-MG e Tupaciguara, onde há uma agência da Cooperativa. No total, cerca de uma tonelada foi arrecada e será distribuída entre as famílias carentes dos municípios.

Dia C

A campanha do Dia de Cooperar – Dia C é realizada anualmente, desde 2009, pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais – Sistema Ocemg.

Em Uberlândia, o movimento sempre ganhou força com a união das cooperativas locais. “Nós já realizamos várias ações voluntárias dentro do projeto Dia de Cooperar, contemplando dezenas de entidades e beneficiando milhares de pessoas, cumprindo, assim, um dos princípios cooperativistas que é a preocupação com a comunidade. A intercooperação é a receita de sucesso desse movimento que cresce a cada ano. Parabenizamos e agradecemos a todos que não mediram esforços para nos ajudar”, declara o presidente do Sicoob Creditril, Charles Drake Guimarães Gonçalves.