Sextas Musicais: concerto de lançamento do Posaune Brasil homenageia Independência dos EUA

0

Grupo dedicado ao intercâmbio de trombonistas se apresenta, nesta sexta (9), às 20h. Evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson

Em homenagem à data nacional da Independência dos Estados Unidos, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos EUA no Brasil, promove nesta edição das Sextas Musicais o concerto Independence Day: 4th of July. Com início às 20h e transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, o evento receberá o lançamento do Posaune Brasil, conjunto da Sociedade de Concertos de Brasília (SCB) dedicado ao intercâmbio de trombonistas brasileiros e residentes estrangeiros no Brasil, além de receber convidados especiais que vivem no exterior.

Com a participação de 14 trombonistas, entre tenores e baixos, o programa desta apresentação, sob a regência da maestrina Mariana Menezes, terá peças de compositores como Ian Deterling, Richard Strauss, Richard Myen, Johannes Brahms, John Fumasoli e Allen Chase.

O conjunto Posaune Brasil é inspirado no grupo norte-americano Posaune Decuple, fundado por Glenn Dodson (1931-2007), que atuou como o principal trombonista da Philadelphia Symphony Orchestra, uma das cinco mais importantes dos EUA, na qual os mais prestigiados trombonistas norte-americanos se apresentam em turnês e grandes eventos.

                Trombonista baixo solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Darrin Coleman Milling, fundador do Posaune Brasil, é também músico integrante do Posaune Decuple desde 2006 e, atualmente, atua na coordenação do conjunto brasileiro, que tem a maestrina Mariana Menezes como regente titular e diretora artística.

 

Duo das Américas

O programa especial desta edição do Sextas Musicais tem, em sua primeira parte, a apresentação do Duo das Américas, virtuoso duo de trombone baixo e piano formado por Deborah Fernandes Nilson, piano, e Darrin C. Milling, trombone baixo, que apresentará peças de Ian Deterling, Villa-Lobos, Fauré, Gershwin, Santoro, Piazzolla, dentre outros.

Sobre os músicos

Mariana Menezes é uma das mais talentosas maestrinas em destaque no atual cenário musical brasileiro. Ela atua no pódio de renomadas e importantes orquestras no País e exterior: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, na Sala São Paulo; Orquestra da Costa Atlântica (Portugal), Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de João Pessoa, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras.

Darrin Coleman Milling, trombonista baixo, nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos, e é artista da Edwards Instrument Company, co-fundador do Low Brass Project Chamber Ensemble & Company e  membro do Quinteto de Metais São Paulo.  Darrin é bacharel pelo The Curtis Institute of Music, realizou estudos de pós-graduação no Esther Boyer College of Music, na Filadélfia, e foi bolsista da New World Symphony.  Integrou a Orquestra do Teatro de Ópera da Pensilvânia e na Filarmônica de Naples, na Flórida. Atuou  como instrumentista convidado na Orquestra da Filadélfia e na Orquestra Sinfônica de Baltimore.

Como solista, se apresentou com a De Paul Chamber Orchestra, Chester Community Concert Band, Banda Sinfônica Jovem Do Estado de São Paulo e no Luzerne Chamber Music Festival, nos Estados Unidos. Como professor, atuou na faculdade de Wilkes-Barre e ministrou masterclasses no Tanglewood Music Center, Indiana University, Eastman School of Music, New England Conservatory e no Curtis Institute of Music. Atualmente, ocupa a posição de principal trombone da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Deborah Fernandes Nilson, filha de brasileiros, nasceu na cidade de London (Canadá) e iniciou seus estudos musicais aos 10 anos. Em 2007, obteve o 1º prêmio no Concurso de Música de Câmara do Festival Internacional de Inverno de Brasília em duo com a flautista Maira Urbano. Posteriormente, desenvolveu trabalhos com o flautista Toninho Alves, além de duo de piano a quatro mãos com Alexandre Dias. Desde 1992, desenvolve trabalho como professora de piano e é professora efetiva do Núcleo de Piano Erudito da Escola de Música de Brasília desde 2013. Deborah é bacharel e especialista em Piano pela Universidade de Brasília, onde estudou com a professora Elza Kazuko Gushikem. Em 2005, obteve o grau de mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, como bolsista do CNPq, sob orientação do professor Dr. Maurício Veloso.

O elenco da Pausane Brasil:

Trombones Tenores

Amanda Stewart, Saint Louis Symphony Orchestra – 1º trombone associada (colaboração virtual – solista convidada dos EUA);

Anderson Pego, trombonista – Orquestra Filarmônica de Goiás;

André Martins, segundo trombone – Orquestra Sinfônica de Goiânia;

Eduardo Machado, trombone solo – Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo;

Pedro Camargo, 3º trombone – Orquestra Sinfônica de Goiânia;

Regis Jayme, primeiro trombone – Orquestra Sinfônica de Goiânia;

Sabryna Pinheiro Faria, Academista – Academia Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Trombonista do Quinteto Olympea (colaboração virtual);

Samuel Gomes de Souza, primeiro trombone da Banda da Polícia Militar do Estado de Goiás;

Silas Falcão, trombone solo – Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás.

Trombones Baixos
Adib Vera, trombone baixo solo – Orquestra Filarmônica de Goiás;

Darrin C. Milling, diretor associado e músico titular, trombone baixo solo – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp;

Pedro Henrique Ribeiro, trombone baixo – Orquestra Sinfônica de Goiânia;

Thiago Cleyton, trombone baixo – Banda de música do CBMDF;

Tiago Poty, co-fundador e trombonista baixo de Quinteto Brasília Brass, professor de trombone da Escola de Música de Brasília.