segunda-feira, agosto 2, 2021
Home Destaque Como escovar ...

Como escovar os dentes da forma correta?

Mais do que a quantidade certa de pasta de dente, confira dicas da Presidente ABHA para uma melhor escovação

Desde pequenos somos ensinados em casa ou nas escolas que a escovação dental é muito importante e, por isso, deve ser executada no mínimo três vezes ao dia. No entanto, depois de adultos, pouco se é falado sobre esse tema tão importante da saúde. Desse modo, a Presidente da Associação Brasileira de Halitose, Dra. Cláudia Gobor, dentista especialista em halitose, ensina um passo a passo de como escovar os dentes da forma ideal e ainda dá dicas de como manter uma boa saúde bucal.

Divida a sua boca em quatro regiões.

A dentista explica que, em uma escovação correta, o ideal é “dividir a boca em superior direito e esquerdo e inferior direito e esquerdo”;

Escove cada uma das partes.

Após a separação mental, escove cada uma das partes, sempre “sem pressa”, comenta a Dra. Isso porque, uma escovação bucal ideal demora cerca de 2 minutos;

Os movimentos da escovação.

Para conseguir atingir todos os dentes sem machucar a boca, o correto é fazer “movimentos de cima pra baixo na arcada superior e debaixo pra cima na arcada inferior, simulando assim um movimento circular na parta externa, e também movimentos de vai e vem na parte de cima e na parte interna dos dentes, todos eles sem colocar muita força”, explica Cláudia; preste atenção nesta questão… devemos segurar a escova com dois a três dedos, como se estivesse com uma caneta na mão… desta forma a força transmitida pros dentes na hora de escovar vai ser mais branda.

A língua também faz parte da boca.

Muita gente esquece, na hora da escovação, de dar atenção à língua. No entanto, pouca coisa adianta escovar somente os dentes e manter ali parado a saburra ou biofilme lingual. A dentista alerta que “a saburra lingual, que é aquele aspecto branco que fica na superfície da língua, é uma enorme causadora de mau hálito, já que, naquela região ficam acomodadas bactérias, restos alimentares e células que descamam da boca e que geram a halitose”, alerta a especialista.

Sobre o fio dental.

É bastante discutido na comunidade da saúde bucal sobre o melhor momento de se passar o fio dental. Todavia, o ideal mesmo é que, “independente da ordem – antes ou depois da escovação – o fio dental deve ser passado uma vez ao dia, rigorosamente e muito bem passado, para evitar o armazenamento de resíduos no meio dos dentes, local onde a escova de dentes não consegue alcançar”, comenta.

Ademais à escovação, é importante também tomar outros cuidados para manter uma boa saúde bucal. Manter uma hidratação diária ideal, ingerindo 2 litros de líquidos por dia ajuda na “salivação e na limpeza da boca,  e de certo modo ajuda a evitar o aparecimento do mau hálito”, alerta a Dra. Além disso, ter uma alimentação saudável é essencial, já que em determinados alimentos existem nutrientes que estimulam o fortalecimento dos dentes e a prevenção de infecções e outras doenças bucais.

Cláudia Christianne Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Presidente da Associação Brasileira de Halitose

https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

Cristiane Guimarãeshttps://naoperdenao.com/
Cristiane Guimarães é Comunicadora Social com habilitação em jornalismo e atua há mais de 20 anos no mercado. Apaixonada pela profissão é colunista social, produtora e assessora de imprensa. O blog é uma junção de tudo que ama e que acha válido de ser compartilhado. Seja bem-vindo a esta página que festeja a sua presença! Entre em Contato: [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
  • Android e muito mais

Postagens Populares

Comentários Recentes