A importância da saúde pública para pets

0

Atendimento veterinário público: um direito dos pets

A causa animal vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira. O respeito aos animais e a maneira como eles são tratados na esfera pública reflete uma sociedade que pensa no bem-estar de todos. Nesse cenário, o atendimento público adequado com os animais domésticos, especialmente cães e gatos, afeta diretamente o meio ambiente e o bem comum.

Quem tem um pet certamente já precisou de assistência veterinária e pode ter se visto em apuros, sem recursos financeiros para o atendimento necessário. De uma cirurgia de castração a primeiros socorros, existem situações em que não há como esperar, como é o caso de atropelamentos, partos complicados, dificuldade de respirar, convulsões, reações alérgicas e casos de maus tratos em geral.

Nas situações emergenciais, principalmente, há o risco iminente de perder o animal, caso o socorro não seja imediato. Por todas essas razões, é muito importante contar com o atendimento veterinário público, com profissionais capacitados, que vão garantir o serviço necessário.

Vale lembrar que esse é um direito constitucional. Os animais domésticos são tutelados pelo Estado, e sua proteção é assegurada pelo artigo 225 da Constituição Federal, assim como pelo artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998). Ainda, a Lei Distrital nº 4.060/2007 estabelece em seu artigo 3º, inciso V, que é considerado maus-tratos deixar de prestar assistência veterinária ao animal “doente, ferido, extenuado ou mutilado”.

Ninguém está livre de acidentes, seja um ser humano ou um animal de estimação. A disponibilidade de serviços públicos veterinários, portanto, é essencial, para garantir o atendimento com dignidade e respeito, de modo gratuito e universal.

Pensando nisso, a Associação de Proteção Animal Patas Para Você apoia o novo Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte (BH) e defende o atendimento veterinário público como questão de cidadania.