O que é educação integral?

0
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 100

Uma abordagem integral da educação apóia o crescimento contínuo de alunos e professores ao longo de toda a espiral de desenvolvimento ao longo de toda a vida, em outras palavras, do berço ao Kosmos!

A educação integral tenta descobrir como as muitas verdades parciais das filosofias e métodos educacionais se informam e se complementam de uma forma coerente, embora reconheça que toda a verdade ainda está evoluindo e nunca pode ser completamente capturada. Calculadora De Integral A educação integral inclui abordagens à educação dos campos de estudo biológico, neurológico, social, cultural, psicológico e espiritual.

Envolve considerar os aspectos individuais e coletivos de professores e alunos, bem como os modos internos e externos de experiência e realidade, denominados os quatro quadrantes (ver gráfico abaixo). Uma Calculadora De Integral também considera as muitas linhas de desenvolvimento do ser humano – cognitivas, emocionais, interpessoais, artísticas, morais, espirituais e outras.

Além disso, o referencial Integral entende que essas linhas evoluem em etapas, ou níveis, como convencional, convencional e pós-convencional, e que cada ser humano passa por esses níveis e não pode pular ninguém. Calculadora De Integral Ele também reconhece a importância do desenvolvimento de um indivíduo e da motivação dos estados de consciência.

Por último, a educação integral considera tipos, tendências duradouras das pessoas e inclinações para, por exemplo, introversão ou extroversão; agência ou comunhão; e ordem ou espontaneidade.

Para resumir, uma abordagem integral para a educação funciona para incluir todos esses diferentes elementos (quadrantes, linhas, níveis, tipos e estados) tão completa e intencionalmente quanto possível na experiência de aprendizagem e ensino.

Coordenadas integrais e terminologia:

As abordagens educacionais integralmente informadas têm muito em comum com as abordagens progressivas (incluindo reformas, alternativas, holísticas e transformadoras) e compartilham muitos dos mesmos valores. Calculadora De Integral Uma função da abordagem integral é fornecer um modelo abrangente dentro do qual coordenar diferentes métodos progressivos. Embora integral acrescente muito mais do que isso, as descrições da educação integral às vezes soam como princípios educacionais progressivos reformulados com uma nova terminologia.

Este ensaio tenta esclarecer o que a abordagem integral acrescenta além das teorias educacionais progressistas. Após uma visão geral dos princípios pedagógicos progressivos, a abordagem integral é discutida em termos da integral como modelo, método, comunidade e estágio de desenvolvimento.

Integral como um tipo de consciência ou nível de desenvolvimento é elaborado como consistindo de consciência do construto, consciência do ego, consciência relacional e consciência do sistema, todos importantes para o processo educacional. Calculadora De Integral Finalmente, são discutidos os desafios e sistemas de apoio para a realização da educação integral.

Nos ensinamentos sobre a educação de Sri Aurobindo e especialmente nos de sua colega de trabalho A Mãe, a Educação Integral é a filosofia e prática da educação para toda a criança: corpo, emoções, mente, alma e espírito, várias instituições tentam usar seus ensinamentos para informar a metodologia educacional. Isso inclui o Centro Internacional de Educação Sri Aurobindo e a Escola Internacional da Mãe.

Haridas Chaudhuri, um seguidor de Sri Aurobindo e da Mãe, e Frederic Spiegelberg fundaram o Instituto de Estudos Integrais da Califórnia em 1968 em San Francisco.

O autor Michael Murphy, que estudou no Sri Aurobindo Ashram em Pondicherry, Índia, fundou o Instituto Esalen com Dick Price em 1961.

A Integral University de Ken Wilber, parte do Integral Institute, é um conjunto de programas oferecidos em escolas estabelecidas, como a John F. Kennedy University e a Fielding Graduate University.  Sean Esbjörn-Hargens, cujo trabalho usa as ideias de Wilber, escreveu sobre educação integral.

A figura literária William Irwin Thompson e o matemático Ralph Abraham, cujas idéias sobre a evolução da consciência são influenciadas por, entre outros, Sri Aurobindo e The Mother, criaram um currículo para a escola particular K-12 Ross em East Hampton, Nova York, e a Ross Global Academy em Nova York. Thompson escreveu um ensaio em 1998 intitulado “História Cultural e o Ethos da Escola Ross”. Calculadora De IntegralThompson também fundou a Associação Lindisfarne em 1972.

Uma abordagem humilde foi buscada pelos membros da Sociedade Sri Aurobindo, Cingapura, na forma do programa de Enriquecimento Integral. O programa visa inculcar nas crianças e pais a apreciação pelos cinco aspectos da educação delineados pela Mãe – o físico, vital, mental, psíquico e espiritual.