Una Confira dicas de profissionais para a hora de fotografar e saiba como participar do Concurso de Fotografia da Una Uberlândia; Inscrições vão até 25/06

0

Os apaixonados por fotografia já podem demonstrar o seu talento no 1º Concurso de Fotografia, do Centro Universitário Una Uberlândia. Com o tema  “Um Olhar sobre a Paisagem Urbana de Uberlândia”, a iniciativa tem o objetivo de estimular a comunidade a registrar, por meio de fotos, suas percepções dos cenários urbanos da cidade. O concurso já está com inscrições abertas, que podem ser feitas até o dia 25/06 de forma gratuita no link bityli.com/inscricaoconcursofotografiauna, e para apoiar os interessados em participar, Mak Cézar e Henrique Vieira, fotógrafos que comandaram a mesa-redonda de lançamento do concurso, dão algumas dicas de fotografia para os participantes.

Para Henrique Vieira, existem quatro dicas que podem garantir um diferencial nas fotografias. “Acredito que podemos fazer fotos boas com qualquer câmera, mas primeiro é importante desenvolvermos um olhar fotográfico, para isso, pense como deseja que a foto seja, vá ao local que irá fotografar e observe os horários e a questão da luminosidade e sombra. Além disso, referências são muito importantes, quanto mais informações ou inspirações tiver acesso, maior será o desenvolvimento desse olhar fotográfico”, explica. Mak Cézar concorda que um planejamento prévio pode ser um diferencial para o click final. Segundo ele, na fotografia urbana é fundamental que a cidade seja explorada para se descobrir cenários que muitas vezes passam despercebidos. “É interessante que os candidatos façam uma pesquisa da região onde pretendem fotografar e entendam melhor o funcionamento e localização dos principais pontos de interesse. Assim, se otimiza tempo de trabalho e é possível aproveitar momentos inesperados que podem dar uma boa foto”, aponta Mak.

Henrique dá ainda outras dicas mais técnicas que podem ajudar aqueles que irão fotografar pelo celular. “Nos aparelhos atuais, ao tirarmos uma foto, conseguimos clicar na tela e escolher onde desejamos focar e também o nível de luminosidade, para isso, basta clicar na tela e segurar por algum tempo. Além disso, outra dica legal é a regra dos três terços. Para usá-la, o participante precisa habilitar a grade fotográfica em seu telefone, feito isso, uma grade com quatro pontos de encontro aparecerá na tela do celular e o recomendado é que a pessoa posicione o objeto ou imagem que deseja destacar nesses pontos de junção”, aconselha Henrique, que também dá orientações para quem irá fotografar no período da noite. De acordo com o fotográfo, os chamados flashs dos smartphones não são o suficiente para trazer uma boa iluminação à foto, por isso, ele recomenda que essa ferramenta seja desligada e dá duas dicas simples: “ao tirar a foto, apoie os cotovelos na cintura e prenda a respiração rapidamente, isso evitará tremores e não será necessário usar a iluminação artificial”, aponta Henrique.

Por fim, Mak César dá uma última dica sobre a fotografia urbana, ressaltando que normalmente fotos que transmitem a essência do local ganham a atenção do público. “Uma boa dica é fotografar a interação de seus habitantes nas ruas durante um dia cotidiano, e até mesmo um edifício ou conjunto de prédios de destaque que tenham certa relevância para a história da cidade”, sugere ele, que reforça falando que inclusive cores e texturas urbanas que sejam constantemente associadas à Uberlândia podem garantir bons registros.

Sobre o 1º Concurso de Fotografia do Centro Universitário Una Uberlândia

Com o tema “Um Olhar sobre a Paisagem Urbana de Uberlândia”, o concurso é aberto à toda comunidade e estimula que o público registre, com seus telefones ou máquinas fotográficas, alguma paisagem que desperta a curiosidade e representa Uberlândia. O coordenador do projeto, o professor do Centro Universitário Una Uberlândia, Diego Alvarenga, explica que para participar é necessário seguir o regulamento do concurso. “Quando a pessoa se inscrever, ela deverá anexar uma única foto em formato digital JPG, com dimensões de 3744 px (largura) x 5560 px (altura), e sem qualquer efeito ou manipulação da imagem, como bordas, molduras e retoques. Além disso, é importante destacar que a fotografia deverá ser autoral do participante e que ele precisa atribuir um título a foto”, detalha Diego.

Após o fim das inscrições, no dia 25 de junho, uma comissão avaliadora analisará critérios como fidelidade ao tema, composição da imagem, criatividade e originalidade, e então no dia 01/07 será divulgado o resultado, em que o ganhador leva para casa um Smartphone Samsung Galaxy A32 128GB. Os interessados podem se inscrever no link bityli.com/inscricaoconcursofotografiauna, onde também é possível ter acesso ao regulamento completo.