Consórcio Cerrado das Águas celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com conscientização e resultados de sua metologia

0
Plataforma colaborativa realiza live no dia 07 de junho para abordar caminhos para promover a resiliência da cafeicultura na Região do Cerrado Mineiro aos efeitos climáticos.
O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) realiza, no dia 07 de junho, às 16h30min, live em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O encontro reúne time de especialistas para falar sobre a metodologia da plataforma colaborativa, seus resultados e os desafios que ainda precisam ser vencidos para promover a resiliência aos efeitos climáticos na Região do Cerrado Mineiro.
A live será transmitida pelo canal do Youtube do CCA e traz para debater o tema, bem como falar sobre a experiência do CCA no seu projeto-piloto, na bacia do córrego Feio em Patrocínio, os seguintes especialistas: Guilherme Amado, líder em qualidade sustentável e gestão de projetos na Nespresso Brasil; Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado; Michael Backer, coordenador do Programa Cerrado no CEPF (Critical Ecosystem Partnership Fund) e Miguel Moraes, diretor da Conservação Internacional do Brasil. A mediação fica por conta de Viviane Taguchi, jornalista especialista no agronegócio.
Faça sua inscrição no canal e ative a notificação para acompanhar o evento.
PIPC e sua metodologia
O projeto-piloto, iniciado em 2019, na bacia do córrego Feio, em Patrocínio-MG, passa por momento de expansão para demais municípios da Região do Cerrado Mineiro, sendo Serra do Salitre o primeiro a receber, com a bacia do Ribeirão Grande, a tecnologia com resultados comprovados pelo CCA que trabalha em três frentes: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente dos recursos hídricos.
Por meio do PIPC – Programa de Investimento no Produtor Consciente, o CCA oferece alternativas e soluções para a preservação dos recursos naturais e o combate às mudanças climáticas elaborando o PIP – Plano Individual de Propriedade, e alinhando com cada produtor, a melhor forma de implementar as estratégias propostas pela equipe de especialistas do CCA, de forma conjunta dentro da bacia hidrográfica.
De acordo com o relatório divulgado pelo CCA em sua plataforma, foram realizadas de 2019 a 2020, 319 visitas a produtores, produzidos 94 planos individuais de propriedade e implementados em 57 propriedades do plano-piloto na bacia do córrego Feio. Por meio de restauração 100% orgânica, foram plantados 17 hectares, 20 mil mudas e o alcance de 97 hectares de área conservada.
O relatório está disponível para consulta e download em sua plataforma.
Sobre o Consórcio Cerrado das Águas
Criado em 2015, em Patrocínio – MG, o Consórcio Cerrado das Águas tem como objetivo conscientizar produtores da região sobre a importância de seus ativos ambientais por meio do diagnóstico e investimento nos mesmos, garantindo sua preservação a longo prazo.
A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, CofCo, Volcafé, além das instituições apoiadoras como Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Imaflora e IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil.
Em 2019, o projeto piloto recebeu do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF) o valor de US$400 mil para implementar o programa que irá promover, inicialmente, o investimento e a proteção dos ecossistemas naturais encontrados em mais de 100 propriedades ao longo da bacia do Córrego Feio. A quantia é o maior subsídio já concedido pelo CEPF, que conta com exigentes doadores como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), União Europeia, Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), Governo do Japão e Banco Mundial
Saiba mais acessando: http://cerradodasaguas.org.br