Ator do Grupontapé cria monólogo para ser apresentado na internet

0

Imanol Tolaretxipi interpretará “Hombre Hueco (Homem Oco) uma poética derrota” nos dias 9 e 11 de junho em apenas quatro sessões.

Os desafios da pandemia de Covid-19 continuam para os artistas, que se apegaram na criatividade para permanecerem ativos e fomentando a arte e a cultura. Um exemplo é o ator do Grupontapé de Uberlândia, Cia. de teatro que está há mais de 20 anos na estrada, Imanol Tolaretxipi. Ele criou o monólogo “Hombre Hueco (Homem Oco) uma poética derrota” para ser apresentado na internet e o lançará nos próximos dias 9 e 11 de junho, sempre em duas sessões: 15 e 19 horas, no próprio canal do YouTube.

Segundo o ator, Homem Oco surge com a proposta teatral de enfatizar a beleza poética da derrota mais absoluta, em uma tentativa de demonstrar que na ruína há verdadeira poesia e que isso pode ser belo tanto estética quanto intimamente.

O conteúdo do monólogo explora vários fatos familiares, alguns bons, outros verdadeiras tragédias. “A maior parte deles registrados na intimidade do meu núcleo familiar, mas que poderia ter acontecido e acontece em qualquer família”, destaca o ator.

O cenário e figurino remetem ao mundo do boxe. Imanol Tolaretxipi explica que a incursão no esporte, facilitadas pelo Grupontapé, por meio das facilidades oferecidas para a prática de esportes e treinamento corporal, inspirou a criação de Homem Oco. “A ideia foi tomando forma, quando apresentei a proposta à poetisa Basca Eli Tolaretxipi, que se dispôs a colocar o texto no lugar exato e criar a ideia. O fato de ela ser membro da família contribuiu bastante para a concretização do trabalho, pois permitiu uma compreensão íntima da mensagem do texto”, comenta Imanol Tolaretxipi.

A apresentação foi gravada na Escola Livre do Grupontapé, em Uberlândia-MG, local que, segundo o autor, possibilitou a adaptação do cenário. O figurino, composto de um simples terno e componentes típicos de um boxer é algo já finalizado neste espetáculo. Todavia, a intenção do artista é que o trabalho, num futuro imediato, envolva mais pessoas no estudo de corpo, sonoplastia, iluminação.

“Em definitiva a mise-en-scène, o estudo da cenografia constituída a partir de objetos, figurino e adereços que se conjugam verbalmente e cenograficamente com o texto está já avançado. É tudo muito simples como a vida deveria ser”, afirma Imanol Tolaretxipi.

Apresentações

O monólogo será apresentado em duas sessões durante os dois dias, e após as apresentações será retirado do ar. “As exibições estão abertas para todo o público e será uma experiência incrível compartilhar essa criação com as pessoas que simpatizam com o teatro. Uma distração a mais neste momento de pandemia e isolamento social”, finaliza o ator.

Serviço:
O quê: “Hombre Hueco (Homem Oco) uma poética derrota”

Quando:
09/06/2021 (quarta-feira), às 15 horas
09/06/2021 (quarta-feira), às 19 horas
11/06/2021 (sexta-feira), às 15 horas
11/06/2021 (sexta-feira), às 19 horas
Onde: Canal YouTube: https://www.youtube.com/user/imanol900 

Ficha Técnica
Elenco: Imanol Tolaretxipi
Equipe de Criação:  Imanol Tolaretxipi E Convidados.
Direção: Imanol Tolaretxipi E Rivian Dionisio.
Trilha Sonora: Imanol Tolaretxipi/ Rivian Dionisio/Welerson Filho
Texto: Eli Tolaretxipi
Concepção e iluminação: Mário Leonardo
Figurino: Imanol Tolaretxipi
Preparação Vocal: Takey Sport Academia/Grupontapé
Câmera/Filmagen/ Edição: Renato Torrone