Programa destaca contribuição dos italianos à cidade

0

O primeiro episódio da série Tutta Italia foi ao ar sábado, pela TV Universitária; série deve ir até o fim de junho

Todo mundo sabe que o Brasil é um país feito também por imigrantes, em especial os italianos. Portanto, são várias as cidades brasileiras que seguem essa tendência. Uberlândia é uma delas. Não são poucos os sobrenomes com origem na Itália que povoam a história da cidade, muitos deles em histórica posição de destaque, respondendo inclusive pelo avanço econômico e desenvolvimento cultural do município. O programa televisivo Uberlândia de Ontem e Sempre traz recortes de algumas dessas famílias na série especial Tutta Italia, que permanece em cartaz até o fim de junho, sempre aos sábados, às 14 horas, na TV Universitária, ficando disponível também no canal de YouTube com o mesmo nome.

O programa se propõe a abordar algumas das inúmeras famílias italianas radicadas em Uberlândia, ressaltando a influência sobre as tradições locais em termos de comércio, artes de um modo geral, gastronomia, indústria e serviços.

A primeira matéria da série foi sobre a família Pavan Capparelli. Nele, figuraram nomes como o da antropóloga, ex-secretária de Cultura e diretora do Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia, Lídia Meirelles Capparelli, do médico Sílvio Capparelli, de seus já falecidos pais, o também médico Vitório Capparelli e a musicista Cora Pavan Capparelli, como personagens desse episódio inicial, ressaltando a importância dos seus ancestrais para a evolução econômica e artística da cidade.

Em homenagem à colônia italiana os outros quadros do programa como o Baú do PH, que é o acervo do programa comentado pelo apresentador Paulo Henrique Petri e o Prosa Mansa, bate papo conduzido por Celso Machado, vão trazer também representantes de famílias Italianas que ajudaram no desenvolvimento de Uberlândia como Crosara, Lorecchio, Naghetinni, Finotti, Martinelli, Migliorini, Rotelli, Schiavinato, Violatti, entre outros.

Mais informações: 3236-8133 ou whats 9 9868-8133

PAULO HENRIQUE PETRI – PROPONENTE/APRESENTADOR
CELSO MACHADO – DIRETOR GERAL
TAÍSA MACHADO – DIRETORA DE CONTEÚDO/ APRESENTADORA
ROSILEI MACHADO – COORDENADOR DE PRODUÇÃO
LEANDRO TEIXEIRA – DIRETOR DE FOTOGRAFIA/ CINEGRAFISTA
JUNIOR FERREIRA – CINEGRAFISTA
DANILO HENRIQUES – CINEGRAFISTA
DANILO VIEIRA – EDITOR DE PÓS PRODUÇÃO
CRISTIANE DE PAULA – PRODUTORA/REPÓRTER
JANE GUIMARÃES – PRODUTORA/ REPÓRTER
ADREANA DE OLIVEIRA – PRODUTORA/REPÓRTER
ADY TORRES – GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
TARIQUI BORGES – PESQUISADOR E ARQUIVISTA
JANAINA MOURA – CONTEÚDO DIGITAL
NARA ANGÉLICA DA SILVA – OFICINEIRA
CARLOS GUIMARÃES COELHO – APOIO DE PESQUISA, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO