Brasal segue com protocolos contra à Covid-19 nos canteiros de obras

0

Trabalhadores fazem aferição da temperatura antes do início das atividades, contam com demarcação nas mesas para limitar o espaço de distanciamento no refeitório, catracas, portarias, relógio de ponto, almoxarifado, ferramentaria e na sala de reuniões e as refeições são realizadas em horários alternados

Desde o início da pandemia, inúmeras empresas adotaram o método de home office, porém muitas atividades não se adaptam a esse formato, como na construção civil. Nos canteiros de obras os trabalhadores continuaram ativos presencialmente e as construtoras estão seguindo protocolos de segurança e saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Um exemplo é a Brasal Incorporações, que criou protocolos e medidas de segurança para os colaboradores. Enquanto a maioria do departamento administrativo ficou por um tempo em home office, e agora está em escala de revezamento, outros profissionais precisam estar no canteiro de obras e seguir à risca protocolos de enfrentamento à Covid-19. “Nossa cultura de resultados é baseada em relações de confiança, inclusive entre os nossos colaboradores. Nós respeitamos muito as pessoas que trabalham conosco e primamos pela vida, por isso temos uma cultura de atenção à saúde de todos. Quando eles se sentem acolhidos e recebendo todo apoio necessário nesse sentido, melhoram a produtividade e passam a ter mais satisfação com o trabalho desempenhado”, disse o diretor da Brasal em Uberlândia, Guilherme Sacramento.

De olho nos sintomas

Na Brasal, todos os colaboradores que apresentam algum sintoma relacionado  à Covid respondem um questionário de saúde. “Contamos com o auxílio de uma plataforma que dispõe de um questionário de saúde para monitoramento dos colaboradores com perguntas específicas. O objetivo é agir de forma preventiva. Caso um colaborador apresente sintomas relacionados à Covid, é orientado e acompanhado durante tratamento médico, sendo imediatamente afastado de suas atividades laborais. Também recebe o apoio de médico da Brasal que faz teleatendimento. Para os casos suspeitos que não conseguem testar na rede pública, a Brasal disponibiliza exames para testagem.”, explica Daniela Cordeiro, engenheira de segurança do trabalho. ​

Para contribuir com a disseminação da informação sobre a prevenção contra o Covid-19, a Brasal realiza Diálogo de Segurança com equipes reduzidas. A empresa entende que o conhecimento, aliado a prática correta, é a chave para a prevenção dentro e fora da empresa e cria consciência e senso de responsabilidade.

Há seis meses na Brasal, o mestre de obras, José Roberto da Silva, de 45 anos disse que se sente acolhido e bem cuidado na empresa. “Em termos de segurança, a Brasal atende todos os protocolos. Aqui tem álcool gel, sinalização para distanciamento, palestra sobre prevenção e preenchimento do formulário da saúde semanalmente. Gosto muito de como todos nós somos tratados e respeitados na empresa. Minha filha teve Covid e sei como é difícil lidar com isso, então é muito importante cada um fazer a sua parte”, disse José Roberto.

Outras medidas

Para a prevenção, a Brasal Incorporações dispõe de solução alcoólica 70% em pontos estratégicos das obras, faz aferição da temperatura dos colaboradores ao entrar no trabalho, conta com demarcação nas mesas para limitar o espaço de distanciamento entre os operários nos refeitórios, as refeições são feitas em horários alternados. As embalagens de café da manhã são descartáveis disponibilizadas individualmente aos colaboradores. Há também demarcação de distanciamento nas catracas, nas portarias, no relógio de pontos, no almoxarifado, na ferramentaria e nas salas de reuniões. A empresa também dispõe de lavatórios para higienização das mãos, faz rigorosa fiscalização na utilização das máscaras na entrada e durante a realização das atividades nos locais de trabalho, disponibiliza água, sabão e papel toalha. Há também atenção redobrada em relação à limpeza e higienização das áreas frequentes (maçanetas, mesas, garrafas, bebedouros, catracas, relógio de ponto, ferramentas), entre outros.

Sanitização

Informativos e cartazes estão em locais visíveis com informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção do COVID-19.

“Não medimos esforços para que todos trabalhem vendo a seriedade da Brasal em prevenir essa doença. Nosso intuito é que tenham o máximo de informações e suporte dentro das obras e pratiquem o que aprendem nas palestras, por meio dos cartazes. Que esse conhecimento seja levado para os lares deles, porque só assim, criando consciência e empatia, sairemos o mais rápido possível dessa pandemia”, conclui Guilherme.

Pelo terceiro e quarto ano, respectivamente, a Brasal Participações e a Brasal Incorporações se destacam na certificação conduzida pela consultoria internacional GPTW – Great Place to Work, cujo ponto central é avaliar o ambiente de trabalho por meio de pesquisa realizada junto aos colaboradores. Em 2020, as empresas ficaram entre as dez melhores para se trabalhar no Centro-Oeste.

Desde 2016, a Brasal submete seus processos à GPTW.  “A proposta da consultoria converge com o nosso pensamento, pois tem como eixo a confiança”, conclui Guilherme Sacramento.