União em casa e no trabalho

0

Mãe e filho atuam em mesma loja do Bretas

 Agecicleia e Efrain são mãe e filho. Eles compartilham o mesmo ambiente de trabalho, a loja Bretas da Vila Pedroso, em Goiânia. Agecicleia Santana da Silva, 42 anos, a Cleia, é caixa geral, já Efrain Santana da Silva de Sousa, 21, é padeiro. A vaga de Efrain foi conquistada com uma pequena participação da mãe, que se dedica sempre a ajudar os filhos.

Cleia trabalha há aproximadamente cinco anos na empresa, já o filho um pouco menos, são quase quatro anos. “Fiz 18 anos e estava desempregado. Surgiu uma vaga no setor de hortifrúti na loja e minha mãe levou meu currículo e pediu uma ajudinha”, conta o jovem. E foi assim, que Efrain conquistou um espaço no mercado de trabalho.

 Atuando no mesmo local, eles pouco se encontram, mas isso não os distancia. “Sempre que dá, vamos juntos. Devido à função dele – padeiro – o expediente começa muito cedo”, explica a mãe. Mas Cleia confirma que fica mais tranquila e segura ao saber exatamente onde o filho está. “ Quando o vejo entrando ou esbarro com ele, tenho uma boa sensação de saber que ele está perto”, revela. 

 Com a família em formação, Efrain é pai de um menino de 3 anos e espera a chegada do segundo. Para ficarem mais perto um do outro, eles são vizinhos. “É quase muro com muro. Amo ser avó. Toda hora o pequeno me chama, é 24 horas por dia”, ri Cleia.

 Cleia saiu do Maranhão e veio para Goiás à procura de uma melhor qualidade de vida. Ela deixou o resto da família e trouxe  apenas com os três filhos. Efrain, o mais velho, assumiu a posição de pai dos outros. “Ele foi e é fundamental na criação da nossa família”, revela. Já questionada sobre um presente para o Dia das Mães, ela é enfática, “todo presente é bem-vindo, mas de filho qualquer coisa é especial”, afirma.

 

A data

O Dia das Mães é comemorado no Brasil no segundo domingo do mês de maio. A data é a segunda melhor para o comércio. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima para o Dia das Mães deste ano um volume de vendas de R$ 12,2 bilhões em todo o país, o que representa aumento de 47% em relação ao resultado de 2020 (R$ 8,26 bilhões).