Mãe de pet: Cuidado e carinho com os filhos de patas começa pela alimentação

0

Oferecer ao pet um alimento balanceado promove saúde e garante relação mais duradoura

“Mãe de pet também é mãe!” Com certeza você já ouviu essa frase, e cada vez mais ela faz sentido dentro dos lares brasileiros. Os animais de estimação fazem parte do contexto familiar, participam da rotina dentro de casa, são considerados membros da família e, muitas vezes, recebem tratamento humanizado: ganham brinquedos, mimos, passeiam em shoppings, restaurantes, hotéis e têm até babás, sendo como verdadeiros filhos para suas tutoras.

Segundo o IBGE e o Instituto Pet Brasil, o país já tem mais cães e gatos do que crianças em seus lares: os brasileiros cuidam de 45 milhões de crianças e 78 milhões de cães e gatos. Essa mudança no perfil das famílias brasileiras indica que haverá cada vez mais lugar nos lares para os “filhos de patas”, comparado aos filhos humanos.

Com tanto espaço que os animais ocupam nas casas e nos corações dessas famílias, em especial das mamães de pets, o mercado em torno de produtos e serviços dedicados a eles coloca o Brasil em terceiro lugar entre os maiores do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De acordo com o Instituto Pet Brasil, o país encerrou 2020 com faturamento aproximado de R$ 40 bilhões no setor, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior.

Esse aumento que acontece ano após ano é reflexo dos cuidados cada vez mais intensos com os animais. A maneira de se relacionar com os pets mudou e fez mudar o tratamento que eles recebem, especialmente de quem se considera “mãe de pet”.

Zelar pelo filho pet começa a partir do cuidado com sua alimentação. Oferecer alimentos nutricionalmente balanceados desenvolvidos especialmente para cães e gatos é o primeiro passo para ter um animal feliz, saudável, cheio de energia e garantir uma relação duradoura. É muito importante que essas mamães fiquem atentas à qualidade do alimento que será oferecido e se atende às demandas nutricionais do pet.

“Os animais têm necessidades específicas que dependem do seu porte, da idade, da condição física, entre outros fatores. Filhotes têm necessidades diferentes de animais adultos e idosos, assim como os castrados, os com tendência ao ganho de peso, ou ainda os de pelagem longa”, orienta Lara Vope, médica veterinária da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil.

A veterinária explica que oferecer um alimento vai além de saciar a fome do animal de estimação: “O cuidado com a nutrição dos pets pode evitar doenças e garantir uma vida longa e saudável, por isso, a recomendação é que as tutoras busquem alimentos completos, que forneçam todos os nutrientes que ele precisa em cada momento da sua vida”.

Com tantos cuidados com os animais e a importância afetiva que eles têm para o ser humano, as mamães de pets já têm seu lugar efetivo para comemorar o Dia das Mães!

SOBRE A ADIMAX

Fundada em 2002, a Adimax é hoje uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Com sede em Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba (SP), filiais em Abreu e Lima (PE), Uberlândia (MG) e Goianápolis (GO), e Centros de Distribuição pelas regiões Sudeste, Nordeste e Norte do Brasil, produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy.

A Adimax tem como missão promover o bem-estar animal e tem o engajamento com várias causas sociais, que fazem parte do seu propósito: “amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência”.

A garantia da segurança de alimentos é um compromisso da Adimax, que possui um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos corporativo e certificado, a ISO 22000, atendendo a padrões internacionais de controle de qualidade, desde a matéria-prima até o produto final. Investe no sistema de gestão ambiental e mantém a certificação na norma ISO 14001:2015, garantindo um processo que reduz os impactos ambientais e contribui para a sustentabilidade da empresa.