Sextas Musicais: jovem talento do violoncelo se apresenta nesta sexta (7)

0

Brasiliense Andre Freire mostrará repertório com obras de Ysaye, Bach, Ligeti e do brasileiro Clóvis Pereira. Recital será transmitido a partir das 20h, no YouTube da Casa Thomas Jefferson

Um jovem e virtuoso violoncelista brasiliense será a atração do  Sextas Musicais desta semana. Nascido em 1999, Andre Freire começou a frequentar os eventos musicais na Casa Thomas Jefferson ainda no ventre de sua mãe e seguiu comparecendo durante todo o seu crescimento. Nesta sexta-feira (7), às 20h, ele ocupa o palco que aprendeu desde cedo a admirar, mostrando seu  repertório desafiador e complexo. O recital será transmitido ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais.

Neste programa, especialmente escrito para o violoncelo solo, Andre explora duas importantes formas musicais do repertório para o instrumento: a sonata e a suíte. Interpretará, primeiramente, a sonata de Eugene Ysaye (1858-1931), importante violinista e compositor belga do período romântico. Após escrever as suas famosas seis sonatas para violino solo op 27, Ysaye compôs a sonata para o violoncelo solo op 28 em em quatro movimentos, representando a forma tradicional da sonata romântica.

A seguir, Andre interpretará a sexta e última suíte para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach (1685-1750), compositor barroco que reuniu nesta suíte as danças populares da época de diferentes regiões do continente europeu.

Na sequência, o artista brasiliense apresentará a sonata do húngaro Gyorgy Ligeti (1923-2006), escrita com apenas dois movimentos, que apresenta linguagem e estilo contrastantes à sonata de Ysaye.

Para finalizar o programa deste recital, serão executados três movimentos da suíte Macambira, do brasileiro Clóvis Pereira (1932). Composta para o consagrado violoncelista Antônio Meneses em 2007, reúne elementos da música brasileira, particularmente de herança nordestina, com elementos da suíte no. 1 de J. S. Bach para o instrumento.

Sobre o músico

O brasiliense Andre Freire iniciou seus estudos musicais na infância, em Brasília, com a professora Norma Parrot. Estudou com Pedro Bielschowsky, Hampus Linderholm e Lars-Erik Persson. Atualmente, estuda com Elise Pittenger, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde cursa graduação em Música.