Recital Libertinas será no dia 23 de abril, às 20h, no YouTube da Casa Thomas Jefferson. No programa, canções e árias com temas atuais referentes à mulher
Sem eventos em março por conta das restrições impostas pela pandemia, a Casa Thomas Jefferson apresentará, no próximo dia 23, um concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher: o recital Libertinas, do Quarteto Feminino Mousikë. Com Aída Kellen no vocal, Dully Mittelstedt ao piano, Luciana Oliveira na percussão e Diana Mota na flauta, a atração faz parte do projeto Sextas Musicais e será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Casa Thomas Jefferson, a partir das 20h.
Libertinas é um recital com repertório de canções e árias das óperas dos compositores Benjamin Britten, Kurt Weill, G. Puccini, G. Bizet, dentre outros. Esses compositores, além de pensarem à frente de seu tempo, abordam, em suas obras, temas referentes à mulher que ainda são presentes no século XXI: o amor, a forma de amar e a liberdade de amar da mulher.
A maioria das canções e árias nas obras desses compositores são interpretadas por mulheres. Então, nada melhor do que um quarteto composto por mulheres maravilhosas, algumas precursoras nos seus ofícios em Brasília, para levar ao palco obras que abordam e enfatizam questões tão atuais.
Formada em Canto Erudito pela Escola de Música de Brasília, Aida Kellen interpretou papéis de destaque em grandes produções operísticas, oratórios, peças de câmara e musicais. A pianista Dully Mittelstedt, graduada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de Brasília e em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, possui vasta experiência nas áreas de Correpetição para Instrumentação Musical, Coach para Canto Erudito, Canto Coral, Montagem de Óperas, Música de Câmara e Música para Eventos. Atualmente, é professora do Centro de Estudos Profissionalizantes-Escola de Música de Brasília.
Luciana Oliveira, baterista e percussionista, integra a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Ela colabora com vários grupos como instrumentista e, atualmente, é membro da Orquestra de Senhoritas, da Orquestra Cristã de Brasília e do Projeto Brasilianas. Já a flautista Diana Mota é versátil em atuações e colaborações na música popular e erudita. Técnica em arranjo pela Escola de Música de Brasília, é graduada em Música e Especialista em Arte-educação pela Universidade de Brasília. Venceu o Festival da Rádio Nacional FM (2011) na categoria de Melhor Música Instrumental; criou a big band Orquestra Popular Salve Glória, com a qual atua como arranjadora e maestra. Atualmente, é professora do Centro de Estudos Profissionalizantes-Escola de Música de Brasília.
Projeto Sextas Musicais
As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson, entidade sem fins lucrativos, realiza esses concertos gratuitos e com indicação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.
Desde o ano passado, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público. A Embaixada dos Estados Unidos apoia a realização dos eventos culturais da Casa Thomas Jefferson.
Sextas Musicais – Quarteto Feminino Mousikë
Quando: 23 de abril, às 20h Como assistir: no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube (https://youtu.be/TX6QXxt4JiI) Classificação indicativa: livre |